Mercado

Evolução do preço da carne bovina exportada do Brasil em Reais

O preço da carne bovina exportada do Brasil avaliada em Reais foi recorde no final de 2019, ultrapassando R$20 mil por tonelada.

Pois é, além do recorde histórico de vendas e da faturamento em 2019, a desvalorização do Real frente ao dólar contribuiu e, muito, para que o preço da carne bovina exportada em moeda nacional alcançasse patamar recorde.

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal do preço da carne bovina exportada do Brasil entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019, segundo dados do MDIC.

preço da carne bovina exportada
Fonte: Dados do MDIC (adaptado por Farmnews)

O fato é que nos últimos meses de 2019 o preço da carne bovina exportada do Brasil, em moeda nacional, foi recorde, superando os R$20 mil por tonelada pela primeira vez.

E vale destacar que embora o preço da carne bovina do Brasil para exportação, avaliada em dólares, não tenha apresentado uma forte valorização ao longo dos últimos 10 anos, em Reais o preço praticado em 2019 foi cerca de 4 vezes maior que o observado em 2010.

O movimento de alta na exportação de carne bovina do Brasil deve continuar nos próximos anos, puxado principalmente pelo crescimento da demanda chinesa. E por falar em China o país asiático foi o principal responsável pelos dados positivos da carne bovina do Brasil no mercado internacional em 2020.

Acompanhe - O Farmnews indica!

Mas claro, novos recordes com relação ao preço da carne brasileira no mercado internacional, em moeda nacional, está muito dependente do comportamento do câmbio ao longo de 2020.

A expectativa é que a exportação de carne bovina do Brasil em 2020 alcance novo recorde histórico! Clique aqui e saiba mais do assunto!

O consumo mundial de carne bovina para 2020 foi revisado para baixo frente a previsão anterior, mas segue acima de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo