Mercado

Preço do boi gordo em dezembro de 2021 volta a descolar de 2020

O preço do boi gordo em dezembro de 2021 voltou a descolar do valor praticado no mesmo período de 2020.

Pois é, após a forte queda em outubro, o preço do boi gordo voltou a se recuperar e já opera bem acima do valor médio observado em dezembro de 2020 (Figura).

O fato é que apesar da queda em outubro devido as incertezas com relação a suspensão das importações de carne bovina brasileira pela China, desde a segunda metade de 2019 o preço nominal do boi gordo ficou acima do valor praticado no mesmo período do ano anterior. Pois é, são altas consecutivas e em especial em 2021 a diferença nos preços de um ano para o outro foi muito grande (claro, com exceção de outubro e novembro).

Em dezembro de 2021 esse descolamento de preço novamente voltou a ficar expressivo, ainda mais que em dezembro de 2020 o preço médio do boi gordo caiu em relação a novembro daquele ano (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução do preço médio nominal do boi gordo dentro de cada ano, segundo dados do Cepea, em Reais por arroba, entre 2015 e 2021.

preço do boi gordo em dezembro
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo em dezembro, na parcial até o dia 16, de R$316,0 por arroba, foi 18,7% maior que o valor nominal praticado em dezembro de 2020 (R$266,1).

Além da forte queda na oferta de animais para o abate nos últimos anos, a retomada das exportações para a China igualmente contribuíram para o cenário otimista neste final de ano, tanto no mercado físico como no futuro. O mercado futuro do boi gordo para vencimento em janeiro de 2022 sobe forte com retomada das importações pela China. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E com relação ao ritmo de abate, clique aqui e confira os dados que mostram que o abate de bovinos no 3º trimestre de 2021 foi o menor para o período em mais de 15 anos!

E por falar em preço, o Farmnews apresenta os dados do preço corrigido do boi gordo, média anual entre 2000 e 2021. Clique aqui e confira os números!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo