O Farmnews avalia os dados do preço do boi gordo em setembro nos últimos anos, entre 2006 e 2016.
Utilizamos a média de preços observados desde 2006 para entender esse histórico, bem como para buscar referência de o que esperar dos preços neste mês do ano.
Nos basear no comportamento passado de preços é uma forma ainda que limitada de criar alguma expectativa futura, já que os preços futuros dependem de inúmeras variáveis imprevisíveis.
De qualquer modo, como se comportou o preço do boi gordo em setembro nos últimos anos?
A Figura abaixo apresenta os dados de preço médio do boi gordo em setembro e agosto ao longo dos últimos anos, segundo CEPEA/ESALQ.

Os dados indicam que na maioria dos anos avaliados nesta série histórica, o preço do boi gordo em setembro foi maior que o valor praticado em agosto.
O ano de 2016, embora esteja com valores parciais, inicia com a média de setembro inferior a média observada em agosto. Estamos no início de setembro e mesmo que não haja volume de dados no mês para alguma conclusão, já é um indicador que merece destaque.
A Figura a seguir destaca a variação anual do preço do boi gordo em setembro em relação aos valores praticados em agosto do mesmo ano.

Com base na média apurada desde 2006, o preço do boi gordo em setembro é 1,6% maior do que o observado no mês anterior.
Mesmo que em 2016 não tenhamos dados conclusivos para setembro, é importante destacar que desde 2013 verifica-se uma tendência de diminuição do ágio dos preços de setembro em relação a agosto.
Como ficará o preço do boi gordo em setembro de 2016, logo iremos descobrir. Lembrando que desde 2011 o preço de setembro não é inferior ao praticado no mês anterior. Atenção aos números!
Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!