Mercado

Dados do preço do boi gordo no mercado futuro e físico em março de 2022

O preço do boi gordo no mercado futuro para vencimento em outubro de 2022 segue abaixo dos valores praticados no físico, pelo menos na parcial de março.

Pois é, mesmo com o preço do boi gordo renovando a máxima nominal histórica pelo terceiro mês consecutivo em março de 2022, o mercado futuro do boi gordo segue cauteloso em precificar novas altas para o contrato com vencimento em novembro (BGIV22). Como ilustra a Figura abaixo ao longo do mês de março o preço futuro da arroba chegou a ficar acima do preço praticado no mercado físico, mas por pouco tempo.

O Farmnews apresenta dados da variação do preço do boi gordo ao longo do meses, desde 2018 até a parcial de março de 2022. Clique aqui e confira!

A Figura a seguir apresenta o comportamento do preço do boi gordo no mercado físico (Cepea) e futuro, para vencimento novembro de 2022 (BGIV22), entre dezembro de 2021 e a parcial de março de 2022, em Reais por arroba.

Fonte: Dados do Cepea e B3 (adaptado por Farmnews)

O preço do boi gordo no mercado futuro do boi gordo para novembro (BGIV22) segue cotado a valores abaixo do mercado físico em março de 2022.

Como já discutimos anteriormente nos nossos textos, com o consumo doméstico com perspectiva de recuperação modesta em 2022, o mercado segue com cautela para precificar, antecipadamente, altas mais significativas do boi gordo para o ano. Isso pode ser comprovado pelo comportamento recente de preços do preço futuro da arroba do boi gordo para ambos vencimentos de maior liquidez, maio e novembro (Figura).

A oferta restrita de animais para abate e um mercado de exportação de carne bovina recorde tem sustentado o movimento de alta do mercado físico do boi gordo, mas, pelo menos até fevereiro, isso segue incapaz de promover altas mais significativas no preço esperado da arroba para os próximos meses. Parece que o mercado está mais cautelo em antecipar movimentos de alta.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

E mudando de assunto, o preço da arroba do bezerro, valor médio parcial de março, está abaixo de R$400,0, o que não era observado desde janeiro de 2021. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo