Mercado

Evolução dos preços corrigidos do bezerro, de 2000 a 2020

O Farmnews apresenta a evolução dos preços corrigidos do bezerro, segundo Cepea, deflacionados pelo IGP-M em mais de 20 anos de história.

Afinal, como evoluíram os preços do bezerro corrigidos pela inflação, medida pelo IGP-M, ao longo de mais de 20 anos de história, ou seja, desde 2000?

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal dos preços do bezerro, base Mato Grosso do Sul, deflacionados pelo IGP-M de setembro de 2020, desde janeiro de 2000 a parcial de 2020, segundo dados do Cepea, em Reais por arroba

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

Apesar dos patamares recordes nominais, com a arroba superando pela primeira vez R$350,0 por arroba em setembro de 2020 (clique aqui), os preços corrigidos do bezerro em 2020 seguem pouco abaixo dos valores avaliados em 2015.

O importante com relação aos preços corrigidos do bezerro no longo prazo é estar atento ao movimento cíclico de alta e baixa ao longo dos anos (Figura).

Em 2020 a exemplo de 2015 os preços corrigidos do bezerro em patamares recordes se relacionam ao ritmo de abate de vacas. Aliás, clique aqui e confira os dados que revelam a taxa de abate de vacas no Brasil nos últimos 10 anos. A taxa de abate de vacas no 2° trimestre de 2020 foi de 27,9% e além de uma das menores já observadas, indica o forte interesse pela atividade de cria.

E claro vale destacar que os períodos de preços recordes do bezerro em valores corrigidos coincidem com as menores relações de troca de bezerros por boi gordo, com destaque aos anos de 2015 e 2020, os piores em termos de troca para o pecuarista (clique aqui).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar também que o preço corrigido do boi gordo em setembro de 2020 foi o maior de toda série do indicador Cepea. Clique aqui e saiba mais do assunto!

E mudando de assunto, o Farmnews apresenta dados que mostram se outubro é, de fato, o melhor mês para vender boi gordo. Afinal de contas quanto, em média, o preço de outubro supera o valor médio anual de cada ano e, em que meses do ano o boi gordo alcançou o pico de preços entre 2011 e 2019? Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo