Mercado

Preços da carne bovina no varejo paulista em 2017

O Farmnews apresenta o comportamento de preços da carne bovina no varejo paulista ao longo de 2017.

A Tabela abaixo apresenta os preços de carne bovina no mercado varejista de São Paulo, representado por alguns cortes, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola – IEA.

preços da carne bovina

Os dados mostram que os preços da carne bovina no varejo paulista tiveram comportamento distintos. Os cortes mais “nobres” caíram de preços, enquanto os cortes de valores mais acessíveis aumentaram de valor.

Tal fato sugere que o atual cenário econômico do país que pressiona o poder de compra da população que, busca cortes mais baratos para o dia a dia.

O contrafilé e o filé mignon apresentaram queda de 6,0% e 5,3%, respectivamente, quando comparados a média de preços praticados em dezembro de 2016. Por outro lado, o músculo e o coxão duro subiram de preços, ainda que ligeiramente. O músculo valorizou 1,1% e o coxão duro apenas 0,1%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No mesmo período de análise dos preços da carne bovina, ou seja, de dezembro de 2016 a agosto de 2017, o preço médio do boi gordo (segundo indicador Cepea/Esalq) recuou 10,5%.

Desse modo, vemos que independente do corte, o boi gordo desvalorizou mais que os preços da carne bovina.

A Figura a seguir ilustra para melhor o comportamento de preços da carne bovina representados na Tabela acima.

 

preços da carne bovina
Fonte: Dados do IEA (adaptado por Farmnews)

 

E cabe aqui destacar que finalmente o país tem algo a comemorar na economia. Os números ainda discretos, mas positivos, animam os investidores e sinalizam para o mercado o início de uma recuperação da economia (clique aqui).

Será que agora vai? Pois é, iniciamos o ano com boas perspectivas quanto a economia do país, mas, a crise política ganhou notoriedade e trouxe mais insegurança. O fato é que pouco a pouco algumas notícias animadoras tem surgido, o que pode contribuir com o consumo interno de carne bovina.

O Farmnews destaca a iniciativa do MAPA em destacar a sustentabilidade do agronegócio do Brasil para os consumidores mundo afora! Os consumidores internacionais poderão conhecer melhor, em breve, a qualidade dos alimentos e as questões de sustentabilidade do agronegócio nacional. Clique aqui e saiba mais!

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo