Preços da pecuária americana: como está e o que esperar?

O Farmnews apresenta o comportamento de preços da pecuária nos EUA, exemplificado pela variação acumulada do preço do novilho desde 2000. Como os preços da pecuária americana se comportaram nos últimos anos?
A Figura abaixo ilustra a variação de preços médio do novilho nos EUA, segundo base de dados do USDA.

Os dados mostram que os preços da pecuária americana, neste caso, representado pelo novilho, acumularam alta de cerca de 73% em 16 anos desta série histórica.
O interessante é avaliar a recente queda nos preços da pecuária americana a partir de meados de 2014. Nesse caso há de se destacar o crescimento do rebanho bovino nos EUA que, deve se intensificar nos próximos anos. Os números mostram essa expectativa.
Segundo dados do USDA a taxa de abate de fêmeas nos EUA vem diminuindo ano a ano desde o início dos anos 2000 e atualmente já é a menor apurada nos últimos 30 anos.
Esse dado indica a expectativa de aumento na oferta de animais nos EUA e uma maior pressão negativa nos preços da pecuária americana.
A queda nos preços da pecuária americana é consequência da taxa decrescente de abate de fêmeas
Em 2016 o número de vacas de cria nos EUA aumentou 3,5% em relação a quantidade observada em 2015, o que reflete o aumento de rebanho naquele país. Para completar os números de evolução de rebanho, o número de novilhas retidas para reposição e crescimento do rebanho aumentou 3,3% em 2016 comparado a 2015.
O fato é que 2016 é um ano de aumento de oferta de animais e com uma indústria com estoques em níveis que permitem um maior poder de negociação no momento da compra.
O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics, que oferece um ambiente online de gestão e controle de rebanho para sistemas de produção a pasto e confinada. Acesse o www.farmlogics.com.br e saiba mais!
Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e fique por dentro das notícias do mercado pecuário e dicas de gestão de fazendas!