Mercado

Preços do boi gordo em agosto, de 2006 a 2018!

O Farmnews destaca para o comportamento de preços do boi gordo em agosto, de 2006 a 2018.

Afinal de contas, qual a variação dos preços dos animais para abate nesse mês do ano?

A Tabela abaixo apresenta os dados de preços do boi gordo em agosto, em termos médios mensais, valores nominais, desde 2006, de acordo com o indicador Cepea/Esalq.

preços do boi gordo em agosto

Vale lembrar que o preço do boi gordo em agosto de 2018 refere-se a média parcial do mês (até o dia 15).

O fato é que, conforme demonstrado na Tabela acima, o preço do boi gordo em agosto de 2018 (mesmo que parcial) apresenta alta de 8,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Isso porque a  restrita oferta de boi gordo pressiona valores da arroba em agosto de 2018! A baixa oferta de boi gordo pronto para o abate tem levado os frigoríficos a aumentarem os valores de suas ofertas. Clique aqui!

A variação do preço do boi gordo em relação aos meses de agosto de cada ano, desde 2006, é apresentada na Figura abaixo.

 

preços do boi gordo em agosto
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O interessante é avaliar que ao longo dessa série de tempo, em apenas 3 oportunidades os preços do boi gordo em agosto foram menores que o valor médio praticado no mesmo período do ano anterior.

Isso aconteceu nos anos de 2017, 2012 e 2009. Vale destacar que no ano de 2017 o pecuarista enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspensão da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui). Além disso, a JBS anunciou plano de desinvestimento de ativos visando reduzir as dívidas e arrecadar fundos. Confira mais detalhes (clique aqui)!

Todo esse cenário pressionou os preços do mercado pecuário como um todo ao longo do primeiro semestre do ano de 2017 (clique aqui e veja dados de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja entre janeiro e julho).

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo