Mercado

Os meses do ano em que os preços do milho são mais elevados

O Farmnews destaca os meses do ano em que os preços do milho alcançaram as maiores médias mensais desde o ano de 2006.

Na realidade fizemos essa análise para o boi gordo (clique aqui) e alguns leitores solicitaram que realizássemos essa análise também para o milho.

Então vamos aos dados que mostram os meses do ano em que os preços do milho atingiram as maiores médias (Tabela abaixo), conforme dados do indicador Cepea/Esalq, base Campinas.

preços do milho

Dos 12 anos avaliados, de 2006 a 2017, podemos concluir o seguinte: em 5 oportunidades o pico de preços do milho aconteceu nos meses de dezembro (2006, 2007, 2010, 2012 e 2015).

Dezembro é o mês em que os preços do milho geralmente alcançam seus patamares mais elevados ao longo do ano. Pelo menos foi assim desde 2006.

Os preços do milho atingiram pico de preços nos meses de janeiro em 3 ocasiões (2008, 2009 e 2013). Em outras 2 oportunidades ocorreu em fevereiro (2011 e 2017) e outras 2 em março (2014 e 2016).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O fato é que os melhores meses para venda de milho em termos de preços é entre dezembro e março, já que em todas os anos os valores mais elevados ficaram concentrados neste período de 4 meses.

Mas vale ressaltar que em 8 dos 12 anos avaliados os preços mais altos do milho aconteceram nos meses de dezembro e janeiro, ou seja, em cerca de 67,0% das oportunidades.

Pois é, mas para aproveitar desses preços mais elevados do grão, é preciso estocar o milho. E isso no Brasil tem sido um problema, já que a falta de silo no País é um questão importante no setor. Clique aqui e saiba mais do assunto!

A Figura abaixo ilustra o comportamento dos preços do milho ao longo dos meses de cada ano, desde 2010.

 

preços do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

O ano está apenas começando e como estão se comportando os preços do boi gordo, milho e soja neste início de 2018? Clique aqui e confira!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo