Mercado

Preços do milho em queda em junho de 2018

Os preços do milho caíram no mercado interno em junho de 2018, interrompendo o movimento de alta que era verificado desde o final de abril.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão veio do menor interesse de compradores e da maior oferta. As negociações, no entanto, foram limitadas por especulações quanto aos novos preços de frete.

Com o fim da greve dos caminhoneiros, muitos vendedores aumentaram as ofertas, devido à necessidade de escoamento do milho antes da entrada da segunda safra. Aqueles que iniciaram aos poucos a colheita da segunda safra, no entanto, estão retraídos, incertos quanto à produtividade.

E por falar em greve dos caminhoneiros, clique aqui e confira os efeitos da paralisação no agronegócio nacional!

Os compradores, por sua vez, trabalham com o cereal adquirido em semanas anteriores, mas alguns precisaram refazer seus estoques, o que, por sua vez, limitou o movimento de queda dos preços do milho.

Na região de Campinas (SP), o indicador Cepea/Esalq recuou 5,8% até o dia 11 de junho, cotado a R$42,87 por saca de 60 kg, isso porque o grão encerrou maio cotado a R$45,49 por saca.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A Figura a seguir ilustra o comportamento diário dos preços do milho ao longo de 2018, segundo indicador Cepea/Esalq (base Campinas – SP), em valores nominais.

 

preços do milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Vale destacar que apesar da queda no mês de junho, até o momento, no ano os preços do milho acumulam alta de 26,9%, o que tem contribuído para a alta nos custos de produção, especialmente na engorda confinada. Clique aqui e confira os dados de custo de produção dos bovinos confinados em maio de 2018!

O Farmnews destaca os dados da exportação de milho do Brasil em maio de 2018 e os compara com os valores apurados em abril de 2019 e maio de 2017. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo