O Foodnews apresenta a importância, em relação ao faturamento, dos principais hortifrútis do país!
Abacate, abacaxi, alho, batata-doce, goiaba, maracujá, morango, pimentão e repolho são os hortifrútis que, somados aos que são pesquisados pela Hortifruti Brasil, têm faturamento médio anual de R$20 bilhões nas ceasas (centrais de abastecimento) do País (média entre 2014 e 2016).
Veja na Tabela a seguir os dados que mostram o faturamento médio dos principais hortifrútis do país, avaliados na média entre 2014 e 2016.
Dentre os principais hortifrútis, destaque aos de maiores faturamentos: tomate, batata e maçã.
Vale destacar que 7 dos principais hortifrútis tem faturamento acima de R$1 bilhão ao ano: tomate, batata, maçã, banana, laranja, mamão e cebola.
De qualquer modo, é interessante avaliar a lista completa dos principais hortifrútis nacionais quando assunto é a geração de receita.
A Figura abaixo melhor ilustra os dados apresentados na Tabela acima.

Fonte: Dados do Hortifrúti/Cepea (adaptado por Foodnews)
Há muito para se entender dessas culturas apresentadas na Tabela acima porque, além da relevância econômica, há também a social, já que boa parte da produção vemda agricultura familiar.
No entanto, há poucas pesquisas relacionadas a cada cultivo, dificultando o acesso à informação tanto para aqueles que já produzem quanto para aqueles que podem se interessar pela atividade.
Por exemplo, dados oficiais de área e produção em termos nacionais só são disponibilizados pelo IBGE para algumas culturas específicas e com atualização pouco frequente (para muitas, o último dado disponível é o do Censo Agropecuário de 2006).
Atualmente, a Hortifruti Brasil analisa 15 culturas (a de citros inclui laranja, lima ácida tahiti e tangerina), mas recebe demandas constantes dos leitores para pesquisar outros cultivos.
A escolha destes produtos considerou aqueles que geraram, em 2016, as maiores receitas com as vendas de hortifrútis nas ceasas do Brasil, disponibilizadas pelo Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro (ProHort) – www.ceasa.gov.br.
O Foodnews apresenta as maiores altas e baixas de hortifrútis em agosto de 2017, segundo dados do Hortifruti (clique aqui). Clique aqui e saiba o que o consumidor entende por alimentação saudável!
Adaptado de Hortifruti
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!