Mercado

Principais produtos do agronegócio exportados pelo Brasil em 5 anos

O Farmnews apresenta os dados de venda dos principais produtos do agronegócio exportados pelo Brasil entre janeiro e agosto dos últimos 5 anos.

Afinal, como evoluíram as vendas, por produto do agronegócio, entre 2016 e 2020 no acumulado até agosto?

A Tabela a seguir apresenta os dados de exportação por produto do agronegócio, em bilhões de dólares, entre janeiro e agosto, dos anos de 2016 a 2020, segundo dados do MDIC.

É importante destacar que em 2020 a exportação do agronegócio brasileiro tem sido recorde histórico, alcançando quase US$69,63 bilhões entre janeiro a agosto (Tabela) e acumulando ganho de mais de 15% em 5 anos. Pois é, nos últimos 5 anos a receita com a exportação do agronegócio tem crescido a uma taxa média de 3% ao ano, pelo menos no intervalo de tempo considerado, entre janeiro e agosto.

E, claro, dentre os principais produtos do agronegócio exportados pelo Brasil, destaque aos do complexo soja com faturamento de US$30,28 bilhões entre janeiro e agosto e alta de 34,9% frente a 2016.

E é interessante observar que em 2020 a exportação de produtos do complexo e de carnes tem aumentado muito e, contribuído para os patamares recorde dos preços tanto da soja como do boi gordo no Brasil.

No caso da soja, inclusive, o Brasil aumentou consideravelmente a importação do grão em 2020, uma vez que o ritmo de vendas do produto nacional no mercado externo tem muitas vezes comprometido o abastecimento das industrias nacionais. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Acompanhe - O Farmnews indica!

Vale lembrar que o Farmnews apresentou também os dados de compra dos maiores importadores do agronegócio do Brasil entre janeiro e agosto de 2017 a 2020. Afinal, quem são os principais países compradores de produtos do agronegócio brasileiro e como evoluiu o ritmo de compra de cada um deles nos últimos 4 anos? Clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo