Mercado

Como evoluiu a produção de carne bovina no Brasil e EUA em 40 anos?

O Farmnews apresenta os dados que mostram como evoluiu a produção de carne bovina no Brasil e nos Estados Unidos nas últimas 4 décadas.

Compare a evolução da produção de carne bovina entre os 2 maiores produtores mundiais da proteína, entre 1980 e a expectativa para 2021, segundo dados do USDA (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução anual da produção de carne bovina, em milhões de toneladas em equivalente carcaça, no Brasil e nos Estados Unidos, entre os anos de 1980 e 2021 (projetado).

produção de carne bovina no Brasil
Fonte: Dados do USDA (adaptado por Farmnews)

A diferença na produção de carne bovina do Brasil e dos Estados Unidos tem diminuído sensivelmente nas últimas décadas.

Pois é, isso porque no início da década de 1980 o Brasil produzia cerca de 3,50 milhões de toneladas em equivalente carcaça de carne bovina, enquanto os EUA o equivalente a 10,0 milhões de toneladas. E, outras palavras a diferença na produção entre os países que no início dos anos 80 era de 200,0%, em 2020 essa diferença caiu para cerca de 20,0%.

Ao longo desses pouco mais de 40 anos a produção do carne bovina do Brasil aumentou algo em torno de 7,0 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Por outro lado, no mesmo período, a produção de carne bovina nos EUA cresceu pouco mais de 2,0 milhões de toneladas.

Aliás, em 2021, caso os dados esperados do USDA se confirme será o ano em que a diferença na produção entre os países será a menor da história, abaixo de 20,0%. Vale lembrar que a expectativa é que em 2021 o Brasil produza o equivalente a 10,47 milhões de toneladas em equivalente carcaça e os EUA 12,39 milhões de toneladas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados esperados dos maiores produtores de carne bovina para 2021, segundo USDA. Clique aqui e confira os dados!

O Farmnews apresenta a evolução do preço do bezerro e do boi gordo em fevereiro entre os anos de 2011 e a parcial de 2021. Afinal, como valorizaram os preços nominais tanto do bezerro como do boi gordo, em fevereiro dos últimos anos? Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo