O Foodnews apresenta estudo que mostra o rank dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo.
A primeira Figura abaixo apresenta o rank dos alimentos mais consumidos no mundo (média global), segundo dados do National Geographic.

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Foodnews)
As frutas, legumes e verduras compõe o grupo de alimentos mais consumidos no mundo, representando 40% do que um indivíduo consome, em média, no mundo. Depois vem os grãos e os lácteos e ovos, com 21% e 15% de participação, respectivamente, no consumo diário da população mundial.
No rank dos alimentos mais consumidos no mundo, o primeiro lugar fica para as frutas, legumes e verduras, seguido dos grãos, lácteos e ovos!
As carnes ficam em quarta posição com apenas 9% do total consumido no mundo e à frente apenas de açúcares e gorduras, com 8%. Os 7% restantes representam outros alimentos, principalmente compostos por bebidas alcoólicas.
É natural que as carnes tenham uma participação mais modesta na composição da dieta mundial, já que as proteínas tem um custo mais elevado comparado aos lácteos, grãos e legumes. Mas e para nós?
Quais são os alimentos mais consumidos no Brasil e nos EUA? Veja dados desses dois países nas duas Figuras a seguir.

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Foodnews)
No rank dos alimentos mais consumidos no Brasil, destaque para as frutas, legumes e verduras (31%), seguido dos lácteos e ovos (19%), grãos (14%) e das carnes, com 13%.
Notem que a participação do consumo de carnes no Brasil é maior que a média mundial.
O consumo de carnes no Brasil é bastante próximo do observado nos EUA (14%), destacando naquele país o alto consumo de lácteos e ovos.
O interessante é comparar as diferenças entre os países e em relação a média mundial. O interessante é avaliar que tanto no Brasil como nos EUA o consumo de carne está acima da média mundial e próximos entre si.

Fonte: Dados do National Geografic (adaptado por Foodnews)
O Foodnews é o canal de notícias da gastronomia!