Mercado

Relação de preço do boi gordo e do milho no menor valor desde 2018

O Farmnews apresenta os dados mensais da relação de preço do boi gordo e do milho entre 2018 e a parcial de 2021.

Afinal, como evoluiu o poder de compra do pecuarista frente ao milho ao longo dos últimos anos, de 2018 a parcial de março de 2021?

Com os preços das commodities agrícolas renovando as máximas históricas, é importante avaliar como se comportou o poder de compra do pecuarista. Pois é, isso porque preços recordes não necessariamente indicam margens mais elevadas, especialmente para a pecuária de corte que, já tem sido pressionada também pela relação de troca de bezerros por boi gordo no menor patamar histórico. Vale lembrar que relação de troca de bezerros por boi gordo teve o pior fevereiro em 2021.

A Figura a seguir apresenta os dados da relação de preço da arroba do boi gordo e da saca de milho, ambos avaliados segundo indicador Cepea, entre janeiro de 2018 e a parcial de março de 2021 (dia 13).

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de preço do boi gordo e do milho na parcial de março de 2021 (dia 13) de 3,4 sacas por arroba foi a menor desde 2018 (Figura).

Pois é, desde maio de 2018, quando o poder de compra do pecuarista com relação ao milho ficou em 3,3 sacas por arroba, esse indicador não foi tão baixo.

É importante destacar que essa queda no poder de compra do milho e a relação de troca de bezerros por boi gordo também pressionada para baixo, a intenção de confinar em 2021 deve ser bem avaliada do ponto de vista econômico, apesar do preço do boi gordo em patamar recorde.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O comportamento de preços das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, boi gordo, bezerro, milho e soja, indicam que o mês de março deve ser marcado por novos recordes. Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo