Mercado

Relação de preços do boi gordo e dos grãos em maio de 2018

O Farmnews atualiza a relação de preços do boi gordo e do milho e da soja ao longo de 2018, até a parcial do dia 16 de maio.

A primeira Figura a seguir ilustra a relação de preços do boi gordo e do milho, segundo dados do Cepea/Esalq em 2018.

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A relação de preços do boi gordo e do milho atingiu o menor patamar do ano, ate a parcial de maio de 2018.

Isso porque a troca de uma arroba de boi gordo por saca de milho está em 3,28. Esse é o menor valor do ano, valendo lembrar que no início de 2018 era possível comprar 4,32 sacas de milho por cada arroba de boi gordo. Em relação ao início do ano, o poder de compra do pecuarista em relação ao milho caiu 24,1% até o dia 16 de maio.

E a relação de preços do boi gordo e da soja, como está? A Figura abaixo apresenta a relação de preços do boi gordo e da soja ao longo de 2018, segundo dados do Cepea. Lembrando que os preços da soja referem-se a base Paranaguá-PR.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

relação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

A exemplo do milho, a relação de preços do boi gordo e da soja está no patamar mais baixo de 2018, até a parcial de maio. No dia 16 de maio a troca de boi gordo por soja estava em 1,63 sacas por arroba, valor 18,8% menor que o praticado no início de 2018 (2,01 sacas por arroba de boi gordo).

Como vemos os grãos tem apresentado uma valorização em relação ao mercado pecuário. E por falar nisso, clique aqui e confira a evolução dos preços das principais commodities agrícolas na última década.

O Farmnews apresenta série histórica dos dados que ilustram a evolução da desvalorização do Real frente ao dólar em mais de 20 anos. Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo