Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo no menor patamar em 2018

A relação de troca de bezerros por boi gordo atinge o menor patamar de 2018 até o momento.

Além de alcançar o menor valor do ano nos últimos dias de fevereiro, o indicador ficou abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo pela primeira vez no ano.

O indicador mede o poder de compra do pecuarista, considerando o potencial de compra de bezerros por cada boi gordo de 16,5@ negociado. Vale lembrar que o preço do bezerro leva em conta o peso dos animais, ou seja, o preço é calculado em Reais por arroba para os bezerros também.

Aliás, o Farmnews destacou a importância para que os preços dos bezerros sejam avaliados em Reais por arroba (clique aqui).

Mas voltando a questão da relação de troca de bezerros por boi gordo, a Figura a seguir ilustra o comportamento dos valores ao longo de 2018, segundo indicador Cepea/Esalq (lembrando que os preços do bezerro são referentes aos valores de Mato Grosso do Sul).

 

relação de troca de bezerros
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Como os dados acima destacam, a relação de troca de bezerros atingiu o menor patamar no final de fevereiro de 2018, estando inclusive abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo pela primeira vez no ano.

E como está o comportamento da relação de troca de bezerros por boi gordo considerando um período maior de análise? Confira os dados na Figura abaixo.

 

relação de troca de bezerros
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Apesar da queda da relação de troca de bezerros por boi gordo neste início de 2018, quando comparado aos meses dos anos anteriores (Figura acima), os dados mostram que o poder de compra do pecuarista segue em alta. Isso quando avaliamos a relação de troca de bezerros por boi gordo desde 2015.

O Farmnews apresenta o comportamento dos preços corrigidos do bezerro desde o ano de 2007. Os dados do artigo mencionado revelam que os preços corrigidos do bezerro em 2017 são os mais baixos dos últimos 4 anos, ou seja, desde 2013. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Farmnews, o cana de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo