Histórico da seca nos EUA. Como a seca evoluiu em área e intensidade?

O Farmnews apresenta os dados da seca nos EUA nos últimos 5 anos. Veja como tem evoluído as áreas de seca americana e sua intensidade ao longo dos últimos anos.
Acompanhar os dados da seca nos EUA é importante, pois a variação na produção agrícola e pecuária deste país tem forte impacto nos estoques mundiais e, por consequência, nos preços das commodities ligadas ao agronegócio ao redor do mundo e também no Brasil.
A primeira Figura abaixo ilustra a variação das áreas afetadas pela seca nos EUA desde 2011.

Os dados mostram que a área de seca nos EUA tem se mantido relativamente constante nos últimos anos.
Houve uma maior concentração de áreas afetadas pela seca nos país em 2012 e 2015 e atualmente cerca de 25% do território americano sofre com algum tipo de seca.
Apesar das áreas de seca nos EUA não aumentarem nos últimos anos, a força dessas secas tem sido cada vez menor, pelo menos é o que mostra a segunda Figura a seguir.

A intensidade da seca nos EUA vem diminuindo nesses 5 anos.
Veja que as áreas com intensidade de seca severa e excepcional são atualmente muito poucas, ao contrário do que foi observado no início desta série histórica.
Portanto, podemos concluir que embora as áreas afetadas pela seca permaneçam constantes, a severidade da seca tem sido cada vez menor nos EUA. Isso é um bom indicador para o agricultor e pecuarista americano e pode favorecer a produção de grãos e carne do país nos próximos anos.
Siga-nos pelo www.facebook.com/farmlogics e acompanhe as notícias do mercado pecuário no Brasil e no mundo.
O Farmnews é uma parceria com a Farmlogics – www.farmlogics.com.br – que oferece um ambiente online de controle de rebanho e gestão de fazenda. Confira o jeito simples e fácil de gerir seu negócio, seja a pasto ou confinamento. Cadastre-se e confira!