Mercado

Série dos preços corrigidos do boi gordo, de 1997 a parcial de 2020

O Farmnews apresenta a série de preços corrigidos do boi gordo, segundo Cepea, corrigidos pelo IGP-M em mais de 20 anos de história.

Afinal, como evoluíram os preços do boi gordo corrigidos pela inflação, medida pelo IGP-M ao longo de mais de 20 anos de história, ou seja, desde 1997?

A Figura a seguir ilustra a evolução mensal dos preços do boi gordo, deflacionados pelo IGP-M, desde janeiro de 1997 a setembro de 2020, segundo dados do Cepea.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A série de preços corrigidos do boi gordo mostra que os valores em 2020 foram os maiores em valores nominais e reais ao longo do período, iniciado em 1997.

Pois é, mesmo considerando a inflação, os valores do boi gordo em 2020 foram os mais altos de uma série iniciada em 1997, indicado que os valores atuais acumularam alta acima da inflação medida pelo IGP-M.

Vale destacar que o preço do boi gordo em setembro de 2020 foi recorde histórico em valor nominal, acumulando ganho de 56,7% frente ao mesmo período de 2019. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Apesar do patamar de preço, a relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi a mais baixa para o período do ano. Apenas em 2015 o poder de compra do pecuarista foi tão baixo em setembro como em 2020. Isso porque apesar da melhora frente a agosto (clique aqui), a troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi de 1,89 bezerros por boi gordo de 16,5@. Clique aqui e confira os dados!

Acompanhe - O Farmnews indica!

O movimento de alta do preço do boi gordo em 2020 tem sido impulsionado pela exportação recorde de carne bovina e pela oferta restrita de animais para o abate. E por falar em oferta restrita, o ritmo de abate de bovinos no 2° trimestre de 2020, no Brasil, segue em queda e alcança menor valor para o período em 10 anos. Clique aqui e confira os dados! E com relação as vendas externas de carne bovina brasileira, clique aqui e confira os dados!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo