Mercado

Valor real da soja na maior média mensal desde o início do ano!

Os preços da soja e de seus derivados estão enfraquecidos, reflexo das desvalorizações do dólar frente ao Real e da cautela de compradores.

Os preços da soja seguem pressionados por conta de expectativas de estoques finais elevados em dezembro de 2017 e de uma maior área semeada na safra 2017/18.

Clique aqui e acesse dados da produção brasileira de grãos na próxima atual!

Na última sexta-feira, 21 de julho, o dólar fechou a R$3,13, baixa de 1,4% em 7 dias. Mesmo assim, as médias dos indicadores Paraná e Paranaguá este mês são as maiores desde fevereiro e janeiro, respectivamente, em termos reais (IGP-DI junho/17).

Conforme colaboradores do Cepea, as altas do frete rodoviário, devido à maior concorrência com o transporte de milho, limitaram o recuo da soja nos últimos dias.

Por falar em frete rodoviário, o Farmnews destaca os principais entraves da logística de grãos no país (clique aqui)

Comparando-se a média parcial de julho (até o dia 21) com a do mês anterior, o Indicador CEPEA/ESALQ Paraná subiu significativos 4,4% e o ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá, 4,9%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Clique aqui e veja os dados que mostram a importância do complexo soja para o mercado de exportação do Brasil.

A Figura abaixo apresenta o comportamento diário dos preços da soja em 2017, em valores nominais, segundo indicador Cepea Paranaguá.

 

soja
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

No ano a soja (até 24 de julho) acumula queda de 7,4%. Apesar de significativa, esta queda é menor que a baixa apresenta pelo milho, boi gordo e bezerro no período (clique aqui).

A produção brasileira de grãos deverá chegar a 288,2 milhões de toneladas nos próximos 10 anos.

A produção brasileira de grãos deverá acréscimo de 51 milhões de toneladas em relação à atual safra (2016/2017), de 237,2 milhões, o que representa um incremento de 21,5% (clique aqui).

Adaptado de Cepea.

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo