Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo tem pior setembro em 2020

A relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi a mais baixa para o período do ano.

Pois é, apenas em 2015 o poder de compra do pecuarista foi tão baixo em setembro como em 2020. Isso porque apesar da melhora frente a agosto (clique aqui), a troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi de 1,89 bezerros por boi gordo de 16,5@.

Aliás, a relação de troca de bezerros por boi gordo, em agosto de 2020 também, foi o menor da história para o período. Clique aqui e confira os dados de agosto dos últimos 15 anos.

Vale lembrar que a valorização acumulada do bezerro foi muito superior àquela observada para o boi gordo até setembro de 2020. Enquanto o bezerro avaliado em Reais por cabeça acumula alta de 50,6% até setembro, segundo indicador Cepea base Mato Grosso do Sul, o boi gordo valorizou 33,0% no período, também conforme Cepea.

A Figura a seguir ilustra os dados médios mensais de bezerros por boi gordo de 16,5@ em setembro, de 2000 a 2020, segundo dados do Cepea.

troca de bezerros por boi
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo em setembro de 2020 foi de 1,89 cabeças, o menor valor histórico para o período, ao lado de 2015.

E a Figura acima ilustra a perda do poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho ao longo dos últimos anos que, em setembro de 2000 foi de, em média, 2,59 bezerros por boi gordo, valor cerca de 37,0% maior que o atual (setembro de 2020).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale lembrar que o preço da arroba do bezerro superou pela primeira vez R$350,0, calculado segundo indicador Cepea, ao longo de setembro de 2020 (clique aqui). E o valor recorde do preço da arroba do bezerro vem da combinação do valor recorde do bezerro avaliado em Reais por cabeça (clique aqui) e da queda do peso médio dos animais negociados, segundo dados do Cepea. Aliás, clique aqui e confira a evolução do peso médio mensal do bezerro, segundo dados do Cepea.

E mudando o assunto, você sabe qual foi a commodity agrícola que mais valorizou em setembro de 2020, dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews? Clique aqui e descubra!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo