Mercado

Relação de troca de bezerros por boi gordo tem pior dezembro em 2020

A relação de troca de bezerros por boi gordo na parcial de dezembro de 2020 foi a pior para o período, ao longo da história.

Pois é, com a queda dos preços do boi gordo no final de novembro e início de dezembro (clique aqui) e com os preços médios do bezerro renovando as máximas, a relação de troca de bezerro por boi gordo voltou a cair em dezembro, após uma leve recuperação em novembro (clique aqui).

O fato é que na parcial de dezembro (4), a relação de troca de 1,79 bezerros por boi gordo de 16,5@ foi a segunda menor para 2020, até o momento, perdendo apenas para o valor praticado em julho (1,78). Claro, ainda estamos apenas no início do mês, mas a média parcial já sinaliza o pior poder de compra da história para um mês de dezembro (Figura).

A Figura a seguir ilustra a evolução da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@, calculada a partir dos dados do Cepea, em dezembro dos últimos 10 anos, de 2011 a 2020.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A relação de troca de bezerros por boi gordo de 1,79 na parcial de dezembro de 2020 foi a mais baixa para um mês de dezembro e 21,1% menor que o observado em dezembro de 2019 (2,26).

A tendência da queda no poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho fica mais clara quando se observa os valores de troca no entre os anos de 2011 e 2013, acima de 2,0. Aliás, clique aqui e confira a evolução histórica da relação de troca de bezerros por boi gordo!

Vale destacar que o preço médio do bezerro na parcial de dezembro foi mais que o dobro do observado em dezembro de 2018. O Farmnews apresenta dados médios mensais do preço do bezerro ao longo dos últimos anos, de 2018 a 2020. Clique aqui e confira os dados!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo