Mercado

Troca de bezerros por boi gordo tem pior fevereiro em 2021

A relação de troca de bezerros por boi gordo teve o pior fevereiro da história em 2021.

Isso porque mesmo com o preço do boi gordo no patamar mais elevado da história, o valor da categoria de reposição tem superado o preço do animal para abate.

Vale lembrar também que o preço do bezerro segue como a commodity agrícola de destaque de alta em 2021, dentre aquelas acompanhadas pelo Farmnews, pelo menos até fevereiro. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Em fevereiro de 2021 a relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ ficou em 1,80, o menor valor para o período, além de um dos menores de toda a série histórica do indicador.

A Figura a seguir ilustra a evolução da relação de troca de bezerros por boi gordo de 16,5@ em fevereiro, entre os anos de 2011 e 2021, segundo dados do Cepea.

troca de bezerros por boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A troca de bezerros por boi gordo em fevereiro de 2021 (1,80) ficou 4,8% abaixo de fevereiro de 2020 (1,89) e a menor para o período (Figura).

Vale destacar que a relação de troca em fevereiro ficou pelo segundo ano consecutivo abaixo de 2,0 bezerros por boi gordo (considerando um boi gordo de 16,5@).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

No acumulado de 2021, até fevereiro, o preco do boi gordo acumulou alta de 10,8%, variando de R$273,7 por arroba a R$303,2 por arroba. No mesmo período o preço do bezerro apresentou ganho de 18,5%, avaliado em Reais por cabeça.

O Farmnews apresenta os dados do preço anual do bezerro e do boi gordo, em valor nominal, entre o ano 2000 e 2020. Afinal, como evoluíram os preços do bezerro e do boi gordo em mais de 20 anos de história e qual deles apresentou o maior ganho acumulado no período? Clique aqui e confira os dados!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo