Mercado

Dados mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo

O Farmnews apresenta os dados mensais da relação de troca de bezerros por boi gordo, de 2014 a parcial de 2018.

A Figura a seguir destaca a evolução mensal da relação de troca de bezerros por boi gordo, calculada segundo dados do indicador Cepea/Esalq, de janeiro de 2014 a outubro de 2018.

 

troca de bezerros por boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Embora historicamente o poder de compra do pecuarista no momento de repor o rebanho esteja diminuindo (clique aqui), nos últimos anos houve alguma recuperação da relação de troca de bezerros por boi gordo.

Isso porque desde a mínima verificada ao longo dessa série de tempo, quando a relação de troca de bezerros por boi gordo atingiu o valor de 1,71 bezerros por boi gordo, o indicador se recuperou e em 2018 esteve, em boa parte dos meses, acima de 2,0 bezerros por boi gordo.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Aliás, no mês de setembro de 2018 a relação de troca de bezerros por boi gordo alcançou a maior média mensal desde março de 2014.

Em setembro de 2018 a média da relação de troca de bezerros por boi gordo foi de 2,15.

Contudo, em outubro de 2018 a relação de troca de bezerros por boi gordo voltou a cair, em virtude da queda nos preços do boi gordo no mês (clique aqui).

Pois é, o ano de 2018 não tem sido bom em termos de preços para o mercado do boi gordo, como temos destacado no Farmnews. Clique aqui e confira a variação acumulada de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja em 2018, até a parcial de outubro.

O Farmnews também apresenta a variação de preços do boi gordo em novembro frente aos valores praticados em outubro, desde 2010. Afinal, como variaram os preços do boi gordo em novembro dos últimos anos? Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo