Mercado

Relação de troca de boi gordo por milho volta a cair em agosto

A relação de troca de boi gordo por milho volta a cair no mês de agosto de 2018.

Afinal, como está a relação de preços do boi gordo e do milho ao longo de 2018?

Pois é, com a valorização do milho em 2018 (clique aqui) e a relativa estabilidade dos preços do boi gordo no ano (clique aqui), a relação de troca de boi gordo por milho, que mede o poder de compra do pecuarista, está novamente em queda no ano.

A Figura a seguir ilustra a evolução diária da relação de troca de boi gordo por milho, segundo dados do Cepea/Esalq, de janeiro de 2017 a parcial de agosto de 2018 (até o dia 24).

 

troca de boi gordo por milho
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como ilustra a Figura acima a relação de troca de boi gordo por milho em agosto de 2018 voltou a cair, após a leve recuperação observada entre os meses de junho e julho.

Vale lembrar que no dia 1 de junho a relação de troca de boi gordo por milho atingiu o 3,06 sacas de grão por arroba de boi gordo, o menor valor apurado ao longo da série. No dia 24 de agosto a esse indicador estava em 3,50. O fato é que a relação de troca de boi gordo por milho segue bastante negativa para os pecuaristas, especialmente daqueles que optam pela engorda confinada.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

É importante lembrar que no mesmo período de 2017, em agosto do ano passado, a relação de preços do milho e do boi gordo indicava uma troca em torno de, em torno de 5,0 sacas por arroba de boi. A relação de troca de boi gordo por milho em agosto de 2018, por outro lado, está bem abaixo da verificada no ano passado, próxima de 3,5 sacas por arroba.

Clique aqui e confira também a evolução dos custos da engorda confinada, segundo dados do LAE/USP.

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo