Mercado

Variação anual do boi gordo e IGP-M em 10 anos, de 2011 a 2020

O Farmnews apresenta os dados da variação anual do boi gordo, preços nominais e, do IGP-M acumulado entre 2011 e 2020.

O objetivo aqui é apresentar dados de como variaram os preços do boi gordo anualmente na última década e, igualmente comparar com o indicador de inflação, o IGP-M. A análise do IGP-M pode ajudar a entender melhor uma das causas da queda no consumo interno de carne bovina e o poder de compra do consumidor.

Claro, lembrando que em 2020 a escalada de preços do mercado pecuário foi principalmente impulsionada pela oferta restrita de animais para abate e um mercado de exportação de carne bovina recorde, com a cotação do dólar favorecendo a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional. Isso porque o consumo interno seguiu prejudicado tanto pelos efeitos negativos da COVID-19 na renda como em um inflação em alta (Figura).

O Farmnews apresenta os dados do preço anual do bezerro e do boi gordo em 10 anos, de 2011 a 2020. Clique aqui e confira!

A Figura abaixo ilustra a variação anual nominal do preço do boi gordo, segundo indicador Cepea, entre 2011 e 2020 e o IGP-M acumulado em cada um dos anos.

variação anual do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea e FGV (adaptado por Farmnews)

A variação anual do boi gordo superou o IGP-M nos últimos 2 anos, 2019 e 2020, após 2 anos de perdas consecutivas frente ao indicador de inflação (2017 e 2018, Figura).

De qualquer forma é importante destacar que o objetivo do IGP-M não é o de sugerir um aumento de margem quando a variação anual do boi gordo supera o indicador de inflação, mesmo porque o principal custo da pecuária, para os recriadores é a relação de troca que, em 2020 foi uma das piores da história. Clique aqui e confira a evolução anual da relação de troca de bezerros por boi gordo em 10 anos!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo