Mercado

Variação de preço do boi gordo, frango e suíno em 2021 até maio

O Farmnews apresenta dados da variação de preço do boi gordo, frango e suíno no acumulado de 2021, até maio.

Afinal, entre janeiro e maio de 2021, qual apresentou o maior ganho acumulado, o boi gordo, o frango ou o suíno? O Farmnews compara os preços das commodities, considerando o valor do Cepea, sendo o boi gordo (Campinas-SP), o frango congelado (SP) e a carcaça suína (SP).

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada do boi gordo, frango e suíno entre o início de janeiro e o final de maio de 2021, segundo dados do Cepea.

variação de preço do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação do preço do boi gordo e do frango, nos primeiros 5 meses de 2021, foram bastante próximas, com ligeira vantagem para as aves (15,1% para o frango e 13,8% para o boi gordo).

O fato é que ao contrário do boi gordo e do frango o preço da carcaça suína apresentou grande oscilação e no final de maio de 2021 acumulou forte queda, de 26,9%. Pois é, com o preço do milho (clique aqui) em patamares recordes, o cenário para o produtor de suínos é ainda mais desafiador

Claro, apesar do bom momento de preços do boi gordo, vale destacar que o cenário de custo igualmente segue desfavorável para o recriador e invernista de bovinos, com o custo de produção em patamares recordes. Isso porque a relação de troca de bezerros por boi gordo alcançou, em maio, o menor valor histórico (clique aqui).

O importante é destacar que, com o preço do boi gordo em patamares recorde e o consumo interno enfraquecido, o preço da carne de frango segue em alta. E, claro, o preço do boi gordo segue firme uma vez que a exportação de carne bovina contínua renovando as máximas (clique aqui), apesar da valorização do Real frente ao dólar observada nos meses de abril e maio de 2021. Nesse aspecto, o Farmnews apresenta dados do impacto do dólar no preço das commodities agrícolas do Brasil entre 2018 e a parcial de 2021, até maio. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Vale destacar também que a oferta de animais para abate nos primeiros 3 meses de 2021 foi o menor para o período ao longo de 12 anos. Além da exportação de carne bovina, a menor disponibilidade de animais (clique aqui) prontos para o abate sustentam as cotações da arroba em 2021!

O Farmnews apresenta também os dados do comportamento de preços das commodities agrícolas no acumulado de 2021, até maio. Afinal, qual das commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews acumularam o maior ganho na parcial do ano, até maio, o boi gordo, bezerro, milho ou a soja? Clique aqui e confira!

Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo