Mercado

Variação de preços do boi gordo, frango e suíno ao longo de 2017

O Farmnews apresenta os dados da variação de preços do boi gordo, frango e suíno com base nos valores nominais praticados em 2017.

Vamos avaliar a variação de preços do boi gordo, frango e suíno, segundo indicador Cepea/Esalq, entre os meses de janeiro e setembro de 2017 (até o dia 12). E vale lembrar que para o preço do suíno foi considerado como referência o mercado paulista.

A Figura a seguir ilustra o comportamento da variação de preços do boi gordo, frango e suíno ao longo de 2017.

 

variação de preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Os dados acima revelam que até o momento, o suíno é o que mais caiu em 2017, acumulando queda de 13,4% no ano (até o dia 12 de setembro).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O suíno foi igualmente o que mais oscilou de preços no ano, já que chegou a subir de preço e acumular alta no ano acima de 15% no mês de fevereiro.

No entanto, o boi gordo e o frango permaneceram sempre no campo negativo em 2017, com variação acumulada negativa, pelo menos até o momento.

Mas a variação de preços do boi gordo tem mostrado sinais de recuperação e dentre as 3 commodities avaliadas é que registra a menor perda em 2017 (com apenas 3,3% de queda).

Pois é, com as recentes valorizações, os preços do boi gordo estão cada vez mais perto de zerar as perdas acumuladas no ano (clique aqui).

O frango, por sua vez, registra queda acumulada próxima de 9,0% no ano.

Vale lembrar que finalmente o país tem algo a comemorar na economia. Os números ainda discretos, mas positivos, animam os investidores e sinalizam para o mercado o início de uma recuperação da economia.

E é esperado que esse melhor momento da economia se reflita no aumento da demanda por carnes em geral e, com isso, uma expectativa de alta nos preços dos cortes (clique aqui e saiba mais).

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo