Mercado

Variação dos preços das commodities agrícolas nos últimos 24 meses

O Farmnews apresenta a variação de preços das commodities agrícolas no acumulado dos últimos 24 meses, até outubro de 2018.

A Figura a seguir ilustra o comportamento mensal da variação de preços do boi gordo, bezerro, milho e soja, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, em valores nominais, desde outubro de 2016.

 

variação dos preços das commodities
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

 

Como os dados da Figura acima revelam, dentre as commodities agrícolas avaliadas, destaque fica para a soja (Paranaguá – PR), com alta acumula de preços de 18,0% entre outubro de 2016 a outubro de 2018.

O interessante é observar que a variação de preços da commodities agrícolas avaliadas, com exceção da soja, ficou perto da estabilidade ou caiu. Isso porque de outubro de 2016 a outubro de 2018 o bezerro acumula alta de apenas 1,3% (avaliado em Reais por arroba). No mesmo período, o boi gordo acumula queda de 1,8%, enquanto para o milho a baixa é de 12,8%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Pois é, dentre a variação de preços das commodities agrícolas nos últimos 24 meses o destaque negativo fica para o milho, com maior queda acumulada. Aliás, o milho apresentou a maior queda ao longo do período avaliado, chegando a cair 37,0% frente ao preço de referência em outubro de 2016.

E o interessante é ressaltar também que a inflação medida pelo IGP-M, entre outubro de 2016 e outubro de 2018, acumulou alta de 8,4%. Desse modo, apenas a soja acumulou ganhos acima da inflação no período.

O fato é que a variação de preços das commodities agrícolas avaliadas nos últimos 24 meses esteve abaixo da inflação medida pelo IGP-M, com exceção da soja.

O fim de ano está próximo e antes de pensarmos nas festas, temos algo importante a lembrar: o orçamento da fazenda! Pois é, todo final de ano, claro, para aqueles que não praticam o calendário agrícola, essa época é importante para o planejamento financeiro do negócio para o próximo ano. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo