Mercado

Variação dos preços do boi gordo e bezerro no longo prazo

O Farmnews apresenta a variação dos preços do boi gordo e do bezerro, em valores nominais, desde 2006.

Afinal, como tem evoluído os preços do boi gordo e do bezerro, em valores nominais no longo prazo? A Figura a seguir ilustra a variação dos preços do boi gordo e do bezerro, em Reais por arroba, segundo dados do indicador Cepea/Esalq, em valores nominais. Lembrando que os preços do bezerro foram convertidos em Reais por arroba segundo o peso médio de venda, considerando a referência de Mato Grosso do Sul.

 

variação de preços do boi
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Os dados acima mostram que de janeiro de 2006 a junho de 2018 os preços do boi gordo acumulam alta de 185,5%, enquanto o bezerro acumula alta de 216,8% no período.

Pois é, a variação dos preços do boi gordo foi menor quando comparado a alta nos valores do bezerro no longo prazo.

Contudo, é importante destacar que nos últimos anos a diferença de preços entre o bezerro e o boi gordo tem diminuído. A Figura acima ilustra que entre os anos de 2014 a 2016 a diferença acumulada da variação de preços do boi gordo frente ao bezerro foi bem maior quando comparada aos demais anos. Isso porque no início de 2016 a variação acumula de preços do bezerro chegou a superar 300,0%, enquanto a alta acumulada do boi gordo nesse mesmo período foi de cerca de 220,0%.

Como temos discutido no Farmnews, esse possível descolamento dos preços do bezerro frente ao boi gordo, com a consequente diminuição da relação de troca de bezerros por boi gordo pode ter causa, além dos fatores cíclicos de preços relacionados ao abate de fêmeas, de uma maior incorporação de ganhos tecnológicos nas fases de engorda frente a cria. Em outras palavras, com uma maior velocidade de engorda, diminuindo o ciclo de produção, o mercado tende a demandar mais bezerros, com efeito positivo dos preços da categoria.

Acompanhe - O Farmnews indica!

O Farmnews atualiza seus leitores para o comportamento dos preços corrigidos do boi gordo nos últimos 50 anos, ou seja, desde 1967.

O objetivo é mostrar os preços do boi gordo ao longo dos anos, no valor de hoje, ou seja, corrigidos pela inflação. Em outras palavras, quanto seria, no valor de hoje, o preço do boi gordo praticado em 1967, incluindo a inflação acumulada no País ao longo de todo esse período? Clique aqui!

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo