Mercado

Variação dos preços do boi gordo, suíno e do frango em 2020, até agosto

O Farmnews apresenta a variação dos preços do boi gordo, suíno e do frango ao longo de 2020, até a parcial de agosto.

Afinal de contas, como se comportaram os preços das proteína de origem animal no Brasil ao longo do ano, pelo menos até a parcial de agosto?

A variação dos preços do boi gordo, suíno e do frango em 2020 mostra que apesar da volatilidade no ano (Figura), o boi gordo e o suíno chegaram em agosto acumulando forte alta. Na verdade a volatilidade aconteceu para o frango e o suíno, enquanto o boi gordo apresentou um comportamento de preço mais estável, de alta.

Pois é, o preço do boi gordo pouco foi afetado pela COVID-19, ao contrário, a desvalorização do Real impulsionou as exportações e favoreceu a alta dos preços do animal para abate no mercado interno que, aliás, foram recorde em agosto (clique aqui).

A Figura a seguir ilustra a variação acumulada dos preços do boi gordo, suíno e do frango, segundo dados do Cepea, ao longo de 2020.

Fonte: Dados do Cepea (adaptado por Farmnews)

A variação dos preços do boi gordo e do suíno mostram ganhos de 18,9% e 16,2%, respectivamente na parcial de 2020, até agosto (21).

O frango por sua vez segue acumulando queda no ano, apesar da recuperação recente após alcançar a mínima do ano com perdas de quase 30% frente ao valor praticado no início do ano. O interessante é avaliar a variação de preços do suíno que oscilou entre uma perda de mais de 40,0% no ano a uma alta de 16,2%.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

O Farmnews apresenta os dados do mercado futuro do boi gordo, tanto para vencimento em outubro de 2020 como para maio de 2021. Clique aqui e saiba mais do assunto! E por falar em preços em alta seja no mercado futuro do boi gordo como no fisico, é importante comentar do mercado de exportação em 2020 e, nesse sentido, o Farmnews compara a evolução do preço da carne bovina do Brasil importada pela China ao longo de 2019 e 2020. Afinal, a China tem apresentado forte crescimento das compras de carne bovina brasileira, mas será que o preço pago tem acompanhado essa evolução? Clique aqui e confira!

Receba os estudos do Farmnews no WhatsApp!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo