Confira alguns dados apresentados em: A Mesa dos Brasileiros

O Foodnews destaca alguns dos temas e dados apresentados durante A Mesa dos Brasileiros, evento realizado pela Fiesp em 2018.

Impactados pela crise, os brasileiros tiveram que rever muitos dos seus hábitos, inclusive aqueles relacionados à alimentação, é o que aponta a pesquisa A Mesa dos Brasileiros: transformações, confirmações e contradições, realizada pelo Departamento do Agronegócio da Fiesp (Deagro).

A pesquisa, com 3.000 pessoas entrevistadas em 12 regiões metropolitanas do país, mais as cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, apontou que nos últimos anos o preço baixo ganhou importância no processo de compra de alimentos, hoje considerado um dos principais drivers de escolha da categoria. Em 2010, ser mais nutritivo/ enriquecido com vitaminas vinha à frente de ser barato. Esta posição se inverteu em 2017.

Os dados apresentados em A Mesa dos Brasileiros apontam que o preço ganhou importância na decisão de compra, sendo o principal fator de escolha!

O processo de racionalização do consumo atingiu 70% dos entrevistados, que admitiram ter mudado ao menos algum de seus hábitos de compras e consumo de alimentos em função da crise, que impactou principalmente pessoas com renda mais baixa, mulheres e internautas.

Essa racionalização do consumo tem consequências duradouras. Segundo a pesquisa, 63% afirmaram que pretendem manter parte dos novos hábitos adotados durante a crise, atingindo principalmente mulheres (65%) e pessoas com renda mais alta (66%), seguido pela classe baixa (58%) e homens (61%).

Dentre as principais atitudes que tomaram para tentar minimizar os efeitos da crise, se destacaram a busca por melhores oportunidades de compra e o preparo das refeições no próprio domicílio (74%), sendo a maior proporção de internautas, mulheres e classe baixa.

A pesquisa apresentada durante A Mesa dos Brasileiros mostra ainda que o consumo de alimentos semiprontos foi impactado em razão da redução do número de pessoas que afirmaram não ter tempo para cozinhar, sendo 46% em 2010 e 38% em 2017. “Com a vida que levo, não tenho tempo para cozinhar em casa” foi a resposta de 46% dos entrevistados em 2010 e de 38% em 2017. Já a afirmação “prefiro comprar alimentos semiprontos para não perder muito tempo cozinhando” atingiu 42% da amostra em 2010 e apenas 28% em 2017. Por outro lado, a busca por alimentos com desconto ou na promoção se intensificou, passando de 43% para 50% entre 2010 e 2017.

Quanto à busca de informação por alimentos, a pesquisa da A Mesa dos Brasileiros mostra que houve total inversão entre TV e internet. Em 2010, a relevância da TV aparecia entre 40% dos entrevistados, e hoje esse porcentual é dedicado à internet, que naquele ano detinha apenas 19% da amostra.  Nessa linha, o porcentual de brasileiros que se considera muito bem informado sobre a importância dos alimentos para a saúde passou de 15% para 21% entre 2010 e 2017. Já o nível de conhecimento da maioria dos termos relacionados à alimentação aumentou desde 2010, especialmente “orgânicos”, passando de 40% para 60%,  sustentabilidade”, de 27% para 48% e “emissões de carbono”, de 21% para 35%.

Mesmo diante de um cenário de crise econômica e valorização do preço baixo, marca continua sendo o principal driver de compra de alimentos. Entre 2010 e 2017, ter marca em que eu confio ou conhecida permaneceu em 1º lugar entre os entrevistados, com ganho de importância, especialmente, para os alimentos mais básicos, como arroz, de 44% em 2010 e 57% em 2017; feijão, de 36% para 54%; café, de 32% para 48%; e leite, de 24% para 35%. Neste cenário, para evitar o custo do erro, 71% dizem não se importar de pagar mais pelas marcas em que confiam, enquanto em 2010 eram 66%.

Para a classe C, a reputação da marca é um fator determinante. “Se o produto de uma marca ruim está estragado, a culpa é da marca. Se o produto de uma marca boa está estragado, a culpa é do mercado”. Outro argumento é “eu não compro o que está com preço muito baixo, porque a qualidade deixa a desejar e a gente acaba perdendo”. Com os resultados apurados, a pesquisa considera que a expectativa dos brasileiros para 2027 é que marca continue sendo o principal driver de escolha de alimentos industrializados.

E além dos dados apresentados no evento A Mesa dos Brasileiros, clique aqui e confira também os números do food service nacional que, aliás, não páram de crescer!

Adaptado da Fiesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Confira alguns dados apresentados em: A Mesa dos Brasileiros was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!