Mercado

Pesquisa revela riscos da alimentação animal em sistemas intensivos

Estudos indicam que a quantidade de concentrado na alimentação animal tem aumentado desde 2009.

Isso significa o uso de maior quantidade de carboidrato na alimentação animal que podem estimular problemas como a acidose.

A acidose tem grande importância na pecuária, uma vez que atinge principalmente animais mantidos em sistema intensivo. E a taxa de mortalidade da acidose é alta mesmo nos casos tratados.

Em estudo realizado por Danilo Domingues Millen e Cassiele Aparecida de Oliveira na Unesp, em Dracena, a acidose apareceu como o segundo maior problema de saúde reportado por nutricionistas de gado confinado, com 37,5%, atrás apenas de problemas respiratórios, com 40,4%, e bem à frente da cisticercose, com 9,4%.

A maior parte da energia que o ruminante usa para produzir leite ou ganhar peso é oriunda dos ácidos produzidos no rúmen. Então, é preciso formar ácido, que é absorvido pela parede do rúmen, vai para o fígado e é usado pelo animal como energia, disse Millen.

O problema, explica o pesquisador, é quando há excesso de fermentação. “Quando a taxa de produção de ácidos é muito mais alta do que a de absorção, de retirada do rúmen, ocorre o distúrbio chamado de timpanismo, decorrente da acidose, e o animal incha pelo acúmulo anormal de gases no estômago. O rúmen aumenta de tamanho e o animal fica com dificuldade de respirar, podendo morrer”, disse.

Uma alternativa para diminuir o problema é o uso de aditivos na alimentação animal e que levem a menor produção de ácidos que possam causar problemas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

“Em nosso grupo, temos pesquisado aditivos, que são microingredientes fornecidos aos animais em doses de 1 ou 2 gramas por dia. Eles exercem papel benéfico no rúmen, na fermentação.

Dentre os ácidos produzidos no rúmen há ácidos fracos e fortes. Os ácidos fracos são mais benéficos para o animal ganhar peso e produzir leite. Ou seja, são aqueles que têm menor capacidade de fazer o pH cair. Entre os ácidos fortes há o conhecido ácido láctico, que o animal tem menos capacidade de absorver”, disse Millen.

“Usamos aditivos, como os ionóforos [moléculas solúveis em lipídios], que matam parte das bactérias que levam à produção do ácido láctico. Com esses aditivos, podemos controlar a produção de ácido láctico e é muito menos provável que o animal tenha acidose e timpanismo”, disse. Hoje, a maioria dos criadores de gado confinado no Brasil usa ionóforos na alimentação.

Os pesquisadores do grupo de Millen encontraram evidências de que o gado Nelore pode ser mais sensível à acidose do que outras raças.

Outro foco do grupo está em estudos de adaptação. Os pesquisadores investigaram, por exemplo, qual seria o tempo mínimo ideal de transição, com relação à alimentação dos animais do pasto para o confinamento.

“Quatorze dias é a janela mínima que observamos para retirar o animal do pasto e fazê-lo comer cerca de 80% ou 85% de concentrado. É o intervalo para transicionar o animal, mudar sua dieta gradualmente de modo a tentar evitar problemas digestivos, como a acidose”, disse Millen.

O Farmnews apresenta o estudo do ICBC que destaca para o custo da diária de bovinos confinados em agosto de 2017! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Heitor Shimizu, Agência FAPESP

O Farmnews é o canal de notícias da Farmlogics!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo