Batatas experimentam boom de inovação

O Foodnews destaca para o fato das batatas estarem vivenciando um boom de inovação no Peru!

De acordo com a diretora executiva da Cite Papa e outras culturas andinas, Celfia Obregon Ramirez, a batata deixou de ser apenas uma cultura agrícola e se tornou a grande fonte de inovação no Peru, que possui a maior diversidade de batatas do mundo e, portanto, infinita possibilidades de inovar.

“Temos 3.500 variedades de batata com diferentes propriedades, conteúdos e qualidades para todos os tipos de indústrias, como biotecnologia, indústria farmacêutica, corantes naturais e outros produtos que não necessariamente têm que ser produtos alimentícios. Outros países são ainda usando batatas para gerar energia “, disse ela.

Os chips peruanos e requintados continuam a surpreender o mundo porque são muito exóticos, acrescentou, mas jovens empreendedores peruanos já criaram outros produtos que podem ser atraentes para o mercado internacional, como a vodca de batata 14 Inkas, a primeira do gênero feita com batatas nativas.

Celfia Obregon, disse estar otimista, um boom inovador já havia começado nas mãos de empresários com propostas sólidas. O CITE Papa, que tem uma aliança com a Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), o maior centro de pesquisa de batatas do mundo, obteve a fórmula para produzir cerveja a partir de batatas e atualmente está procurando um fabricante local que queira desenvolver o produto comercialmente, ela afirmou.

Além disso, ela disse que Wisconsin concluiu uma pesquisa com tubérculos peruanos e tecnologia ecológica para produzir plásticos recicláveis ​​com amido de batata. “Vamos aproveitar as batatas nativas que não são comestíveis, mas têm taxas muito altas de matéria seca (amido)”, afirmou.

O Foodnews destaca para o surgimento das indústrias de batata processada no País, conforme artigo do Hortifruti Brasil. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Batatas experimentam boom de inovação was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!