O Foodnews destaca algumas curiosidades e benefícios do caju para a nossa saúde!
Você sabia que o cajueiro é uma árvore típica do nordeste brasileiro? Pois é, e quando os primeiros europeus chegaram por aqui, eles se encantaram com essa árvore frondosa – sua altura pode atingir até 10 metros, com copa equivalente – e com os frutos que ele produz, como a castanha de caju (seu verdadeiro fruto), e seu pedúnculo, carnudo, saboroso e muito perfumado, que tanto pode ser consumido ao natural, no preparo de sucos e em pratos tanto salgados como doces.
Os portugueses foram os responsáveis pela disseminação do caju pelo mundo, levando mudas para todos os países africanos e asiáticos por onde havia rotas comerciais, e hoje a Índia é o maior produtor e exportador de castanhas de caju do mundo, seguido da China e do Brasil.
A paixão tanto pela castanha como pelo seu pedúnculo é explicável por suas propriedades benéficas à saúde, presentes em todas as suas formas. E antes de falar dos benefícios do caju, vale destacar que o fruto traz muita vitamina C – um poderoso antioxidante – além de vitamina K e do complexo B.
A sua polpa traz tudo isso e ainda é rico em fibras, que ajudam no bom funcionamento do aparelho digestório, além de causar sensação de saciedade, tornando-a um aliado para quem quer perder peso, pois 100 gramas do produto possuem apenas 53 calorias. Ainda reduzem as taxas de colesterol e triglicérides, diminuindo o risco de doenças do coração. Confira abaixo outros benefícios do caju à saúde:
- Ajuda a controlar o mau colesterol
- Previne doenças do sangue
- Mantém a pele saudável, ossos e dentes fortes
- Fortalece o sistema imunológico
- Ajuda a prevenir o aparecimento de câncer
- Melhora a atividade sexual
- Combate o acúmulo de açúcar no sangue
No nordeste brasileiro – onde se concentra maior parte da produção brasileira -, a polpa é muito utilizada para fazer fritadas, pois sua consistência lembra muito a da carne, o que a torna um bom substituto às proteínas de origem animal. Além disso, sua castanha é muito rica em minerais, e minerais como o cálcio, selênio, ferro e proteínas. Sua versatilidade na cozinha é bastante grande, podendo ser usada para fazer suco, polpa, geleia, cristalizados, doces, glacê, cajuína, fruto ao xarope, vinho, fibra (bagaço ou farinha) dentre outras utilizações.
E por falar nos benefícios do caju, confira também benefícios para nossa saúde do morango (clique aqui), carambola (clique aqui) e do melão (clique aqui)!
Adaptado da Ceagesp
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!