Consumo de café solúvel pelo mundo e perspectivas futuras!
O Foodnews destaca para o consumo de café solúvel, que não para de crescer ao redor do mundo! Confira os dados e potencial desse mercado!
O Relatório Internacional de Tendências do Café de abril de 2017, apontou que as vendas de café solúvel no mundo foram de US$ 28,12 bilhões em 2016 e que esse mercado mostra crescimento de 4,8% ao ano e deve atingir US$ 42,5 bilhões em 2025.
A região da Ásia-Pacífico foi a maior consumidora de café solúvel no mundo, com participação de cerca de 36% desse mercado.
A liderança dessa região deve se manter nos próximos anos impulsionada principalmente pelo crescente consumo na China e Índia.
O aumento expressivo da demanda de café solúvel também é estimado na Polônia, Rússia e Bulgária.
De acordo com o Bureau, mudanças de hábitos e estilo de vida dos consumidores, que buscam praticidade e conveniência no preparo da bebida, com baixo custo, são os principais fatores responsáveis pelo aumento da demanda de café solúvel, o qual paulatinamente tem substituído o chá na preferência de consumidores nessas regiões.
Em consonância com essa tendência, o estudo mostrou que as exportações de café solúvel do Vietnã aumentaram de 110 mil sacas em 2008/2009 para 2 milhões de sacas em 2015/2016.
O Bureau também ressaltou que o governo vietnamita tem negociado acordos de livre comércio e redução de tarifas para atrair instalação de novas fábricas no país e promover o crescimento das exportações de café industrializado.
Com relação ao Brasil, o Bureau da UFLA destacou melhoria da percepção da qualidade dos Cafés do Brasil na mídia internacional, detectada em portais estrangeiros especializados em cafés especiais.
Outra informação relevante é o aumento do consumo de café nos Estados Unidos neste ano de 2017, revelado por pesquisa da National Coffee Association – NCA.
Com relação aos tipos de café, o aumento foi mais acentuado no café arábica gourmet. Os resultados dessa pesquisa indicam que o consumo de café aumentou em todas as faixas etárias de consumidores nos EUA, especialmente pelos jovens de 13 a 18 anos.
O Foodnews tem destacado a importância do Brasil no mercado mundial de café. Clique aqui para acessar o artigo. Acesse também artigo referente ao perfil do consumo de café ao redor do mundo. Clique aqui.
Por Jamilsen Santos – Embrapa Café – cafe.observatorio@embrapa.br
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!