Concurso Comida di Buteco premia campeão nacional de 2017!
O concurso Comida di Buteco vai revelar nesta terça-feira, dia 11 de julho, o campeão nacional de 2017 durante evento de premiação no Solar, do Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.
Estão concorrendo ao título de Melhor Buteco do País 20 finalistas representantes de cidades das 5 regiões do Brasil.
CIDADE/UF | BUTECO / PETISCO |
Belém/PA | Boteco da Nina |
Costelinha Raio de Sol | |
Belo Horizonte/MG | Santuário Retrô |
Ossobuco du Retrô | |
Brasília/DF | Mercado 301 |
Don 301 | |
Campinas/SP | O Botequim do Beto |
Filho Adotivo | |
Curitiba/PR | Baba Salim |
Fate Salim | |
Fortaleza/CE | Espaço Casa da Sogra |
Sogra Alada | |
Goiânia/GO | Dom Cirus |
Kib’bolinho | |
Ipatinga/MG | Bar Galpão |
Em Terra de Porco Quem Tem um Boi É Rei! | |
Juiz de Fora/MG | Bar do Totonho |
Sabor Mineiro | |
Manaus/AM | Quiosque Beer |
Canoa de Piracuí | |
Montes Claros/MG | Kina do Caipirão |
Kenga do Caipirão | |
Poços de Caldas/MG | JK Bar |
Ajoelhou Tem Que Comer | |
Porto Alegre/RS | Tuim |
Navegar é Preciso | |
Recife/PE | Bar do Cabo |
Camarão Maluco | |
Ribeirão Preto/SP | Spettus Bar |
Cabo Tia Quero Mais | |
Rio de Janeiro/RJ | Bar do David |
Saudosa Maloca | |
Salvador/BA | Xique Xique |
Surubim Sertão | |
S. J. do Rio Preto/SP | Bar do Cidinho |
Kibetardela | |
São Paulo/SP | Bar do Jão |
Bacalhau da Dona Arminda | |
Uberlândia /MG | Point do Mercado |
Parmegiana a Palito do Mercado |
A 18ª edição do concurso Comida di Buteco registrou resultados que mostram a importância do evento como real transformador social no segmento de bares.
Os indicadores da edição 2017 são:
- 20 cidades em todas as cinco regiões do Brasil;
- 520 “butecos” no total concorreram ao título;
- 520 mil votos;
- 390 mil petiscos participantes vendidos;
- R$ 140 milhões na cadeia de valor em um mês de concurso;
- 6 mil empregos diretos;
- 5 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos participantes;
- 8 Milhões de page views no site;
- 520 mil pessoas engajadas nas redes sociais;
- 80 mil downloads do app Comida di Buteco.
O Comida di Buteco aconteceu entre os dias 14 de abril e 14 de maio, quando 520 “butecos” de norte a sul do país concorreram ao título de melhor “buteco” de sua cidade. O tema para a criação do tira gosto participante foi CEREAIS, ingredientes presentes em todo o Brasil com sua variedade e versatilidade.
Durante esse período, o público e três jurados, por buteco, visitaram os bares concorrentes e deram suas notas, que tiveram peso de 50% cada. No mês de maio foram realizadas festas de premiação – Saideira -, onde foram anunciados os melhores “butecos” de cada cidade, que passaram a concorrer ao título de MELHOR BUTECO DO PAÍS.
Em junho, um novo comitê de jurados escolhido pelo concurso conheceu os vencedores de cada uma das 20 cidades e deram suas notas, apuradas pelo Instituto Vox Populi. Para garantir completa isenção, cada um dos campeões foi visitado por um jurado da própria cidade, e dois outros oriundos de outros estados, tendo assim tanto a visão local quanto a externa, buscando eliminar o “bairrismo”. O perfil dos jurados foi composto por técnicos ligados à gastronomia, jornalistas e apaixonados por botecos.
A eleição do Melhor Buteco do Brasil tem o ineditismo mundial de eleger um ícone cultural do cotidiano de um país a partir da forma mais democrática e engajada possível: o voto.
O Comida di Buteco
O concurso Comida di Buteco que foi criado em 2000, em Belo Horizonte, Minas Gerais, tem a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – “BUTECO” EXTENSÃO DE SUA CASA. Foi pioneiro nesse segmento e em 2015 conquistou finalmente todas as cinco regiões do país.
Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “espontâneos”: são aqueles em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo a redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e sua família. Por isso, os participantes do Comida di Buteco, denominamos “butecos”, com “u”. Praticam a comida caseira, mesmo sendo representantes da categoria alimentação fora do lar. Uma licença poética utilizada como ferramenta pelo Comida di Buteco e que difere os participantes dos bares em geral.
Não, o “buteco” é convidado a participar e não paga nada. Essa atitude dá legitimidade ao concurso, que tem como missão a transformação de vidas, através da visibilidade que ele proporciona aos participantes, levando novo público, acesso a mídia e consequente crescimento no faturamento dos butecos, gerando mudanças não apenas financeiras, mas profissionais e de vida em todo o entorno dos participantes. A receita do concurso é 100% obtida através de patrocínios.
Todas as culturas têm seus ícones que expressam alguns dos valores das suas respectivas sociedades: o bistrô francês, o pub inglês, as cantinas italianas, os izakayas japoneses, os bodegones argentinos, apenas para citar os mais conhecidos. O Boteco é um ícone da cultura brasileira, por ser o cenário de integração das semelhanças e diferenças culinárias, sociais e artísticas tendo valores muito relevantes ao brasileiro no seu DNA: a democracia, a miscigenação, a alegria, a proximidade.
O Comida di Buteco conta com o patrocínio da Amstel, Mc Cain, Getnet Martercard, Trident, Zero-Cal e Unisuam; o apoio da Smart Fit, Tabasco, Hellmann’s, Chandon, Odhen, Metro, Abrasel, Eletromidia, MercoGraff, SulAmérica, Otima, SindRio – Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro – Turismo e Riotur; e o Metrô Rio como transporte oficial.
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