consumo de açúcar

Dicas de como reduzir o consumo de açúcar!

O Foodnews destaca dicas da FeelJoy de como reduzir o consumo de açúcar.

Um dos grandes vilões da saúde, o açúcar, especialmente o branco, pode causar vários problemas, como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite, cárie nos dentes, diminuição da memória, gordura no fígado, miopia, pressão alta, acne, prisão de ventre e até câncer. Além disso, o produto fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

O Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que o consumo de açúcar não deve ultrapassar 25g ao dia, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, pois o corpo não precisa dele para funcionar bem.

Clique aqui e confira o perfil do consumo de açúcar no Brasil, segundo dados da ABIA!

Rudinéia Oppermann, nutricionista da FeelJoy, empresa de alimentos funcionais ultracongelados 100% naturais, sem lácteos e glúten, separou seis dicas bem simples de como podemos reduzir o consumo de açúcar no nosso dia a dia:

  • Nas receitas, troque o achocolatado por cacau;
  • Aqueles biscoitos recheados do lanche devem ser substituídos por nuts e oleaginosas. Além de ser mais nutritivo para o seu lanche, vai segurar sua fome por mais tempo;
  • Ao consumir molhos, prepare você mesmo o seu. Assim, garante a não adição de açúcares. Molhos industrializados contém uma boa quantidade de açúcar;
  • Refrigerante, nem pensar. É um poço de açúcares! Tente trocar por água ou sucos naturais sem adoçantes. E não vale os de caixinha, pois contém uma quantidade enorme de açúcar em sua composição;
  • O verão está chegando e a gente sabe que é a hora de se jogar no sorvete. Mas, que tal substituir por alguma receita com frutas congeladas? A saciedade é maior e a sensação de frescor é a mesma;
  • Nas receitas do seu dia a dia, troque os açúcares e adoçantes por leite de coco, coco fresco ralado, cenoura e beterraba. Eles são opções incríveis para deixar qualquer receita mais docinha, sem perder a saudabilidade.

E para incentivar a diminuição do consumo de açúcar e mostrar que é possível ter sabor, segue a receita de um Sorvete de Manga Refrescante, elaborado pela Carla Bazotti, sócia-fundadora da FeelJoy:

Ingredientes:

  • 1 xícara de banana da terra madura, descascada e congelada em pedaços;
  • 1 xícara de manga madura e congelada em pedaços;
  • 1 rodela de gengibre;
  • 1 xícara de leite de coco

Modo de preparo:

No liquidificador acrescente aos poucos os ingredientes e acerte o ponto com o leite de coco. Use folhas de hortelã para decorar e sirva em seguida.

E por falar em consumo de açúcar no Brasil, vale destacar que a indústria de alimentação tem trabalhado para reduzir o teor de açúcar nos produtos industrializados. Clique aqui e confira!

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Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!