Dia da Saúde e da Nutrição é oportunidade para novos hábitos

Dia da Saúde e da Nutrição é oportunidade pare refletir sobre hábitos alimentares!
O Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado no dia 31 de março, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alimentação saudável – e é uma ótima oportunidade para refletir sobre os hábitos alimentares.
Muito além de escolher um tipo de dieta, o importante é saber fazer as escolhas de refeições. Isso porque, cada vez mais, as pessoas percebem que regimes restritivos apesar de gerar resultados imediatos, causam graves riscos à saúde e o famoso efeito sanfona.
Uma pesquisa global recente do Vigilantes do Peso revelou que:
- Globalmente, embora a maioria das pessoas deseje se sentir mais saudável, 73% delas não alcançam esse objetivo, ainda que se esforcem ao máximo
- No Brasil, mais de 40% dos adultos tentaram três ou mais dietas/planos alimentares nos últimos dois anos, incluindo dietas restritivas ou de desintoxicação.
Matheus Motta, nutricionista do Vigilantes do Peso, alerta para os perigos das dietas restritivas e explica os benefícios da alimentação saudável – que não impede as pessoas de comerem o que gostam. O especialista indica que o melhor caminho é ser consciente da qualidade nutricional dos alimentos ingeridos em todas as refeições e preferir fazer escolhas saudáveis. Confira algumas orientações de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira:
- Alimentação baseada em alimentos in natura, ou seja, grãos, verduras, legumes, frutas, carnes, peixes, ovos e leite.
- Limitar o uso de alimentos processados – pães, queijos, conservas e compotas de frutas.
- Preferir preparações caseiras a alimentos industrializados e prontos para consumo.
- Evitar o consumo de produtos ultra processados, como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e refrigerante – mesmo que dietéticos.
- Ingerir óleos, gorduras, sal e açúcar em pouca quantidade.
E por falar no Dia da Saúde e da Nutrição, o consumo de frutas e verduras diminui e muito os gastos com despesas médicas. Clique aqui e saiba mais do assunto!
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!