Estudo avalia benefícios da dieta mediterrânea e nórdica

Estudo europeu mostra que a dieta mediterrânea e nórdica tem efeitos positivos para a saúde!

Um relatório da Organização Mundial de Saúde da Europa avaliou as propriedades da dieta mediterrânea e nórdica e reconheceu que elas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2 e reduzir o risco de doenças de Alzheimer e Parkinson.

O relatório avaliou países inspirados pelos princípios básicos da dieta mediterrânea e nórdica e as possíveis evidências de eficácia na redução das doenças citadas acima.

A dieta mediterrânica tradicional, originária das zonas de produção de azeitonas do sul da Europa, caracteriza-se por uma elevada ingestão de alimentos à base de plantas e de azeite; uma ingestão moderada de peixe e aves; e baixa ingestão de laticínios, carne vermelha, carnes processadas e doces.

O fato é que as práticas alimentares compartilhado ao hábito das sestas e as longas refeições também contribuem para os efeitos positivos atribuídos à saúde registrados na região do Mediterrâneo, de acordo com a OMS.

A nova dieta nórdica compartilha muitas características com a dieta mediterrânea, mas compreende alimentos tradicionalmente originários da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, como frutas e bagas, peixes gordurosos e magros, legumes, verduras e cereais integrais.

Expandir a nossa compreensão de como promover estes padrões alimentares saudáveis ​​é uma prioridade urgente, diz João Breda, chefe do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis da OMS.

“Gostaríamos de destacar a importância de melhores dietas para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes e doenças cardiovasculares, bem como obesidade. Dietas tradicionais, notadamente nórdicas e mediterrâneas, podem ter um impacto positivo na saúde, meio ambiente e bem-estar “, acrescentou Breda, da OMS.

Clique aqui para acessar o artigo em inglês, referente aos benefícios da dieta mediterrânea e nórdica!

E você sabe como está a saúde do brasileiro com relação ao excesso de peso? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Fresh Plaza

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Estudo avalia benefícios da dieta mediterrânea e nórdica was last modified: by

Zootecnista, editor do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!