Pesquisadores desenvolvem tomate que combate hipertensão!

A pesquisa avança também entre os hortifrútis mundo afora e uma variedade de tomate que combate a hipertensão tem sido desenvolvida!
Pesquisadores mexicanos desenvolvem tomate que diminui a hipertensão. Uma equipe de cientistas da Universidade Autônoma de Sinaloa (UAS), no México, desenvolveu com sucesso um tomate geneticamente modificado que pode ajudar a tratar a hipertensão.
A hipertensão afeta 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Assim, os pesquisadores analisaram a literatura científica para procurar proteínas que ajudassem a reduzir a hipertensão e criaram uma maneira de incorporar a proteína no tomate, que é uma fruta popular em todo o mundo.
A equipe extraiu a proteína desejada do amaranto, adicionaram a proteína em tomates e ofereceram o legume na alimentação de ratos de laboratório hipertensos em laboratório. Os resultados mostraram que a amarantina dos tomates transgênicos teve efeitos terapêuticos semelhantes ao captopril, droga comum para pacientes hipertensos.
A próxima etapa do projeto incluirá testes do tomate da geneticamente modificado em humanos.
E já que o assunto é tomate, o Foodnews destaca algumas curiosidades sobre o mercado mundial do tomate, o legume mais produzido e consumido no planeta!
O fato é que a produção mundial de tomate gira em torno de 130 milhões de toneladas ao ano, das quais cerca de 88,0 milhões de toneladas são destinados ao consumo do fruto in natura e os outros 42,0 milhões de toneladas destinadas a indústria. Clique aqui e saiba mais!
E você sabe o que faz do tomate ser tão especial e popular? Muitas pessoas acreditam que a origem do tomate é italiana por causa dos famosos molhos da região quando, na verdade, esse fruto surgiu na América do Sul, na Cordilheira dos Andes entre o Equador e a Argentina. Clique aqui e confira curiosidades e os benefícios do tomate para nossa saúde!
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!