Mercado

Margem, em si, não é indicativo de lucro, especialmente nos hortifrútis

O Foodnews tem destacado uma série de artigos da Hortifruti relacionados aos mitos e verdades sobre preços e as margens do setor de FLVs.

E todos esses temas expõem um item importante nas despesas dos compradores – e ainda pouco abordado: os custos de comercialização.

Isso porque eles impactam no valor final ao consumidor e, dependendo do nível de agregação do produto ao longo da cadeia de comercialização, diminuem o valor pago ao hortifruticultor.

É importante, porém, não confundir margem com lucro.

As margens de comercialização incluem, além dos custos de comercialização, a rentabilidade dos agentes de comercialização envolvidos na cadeia de hortifrútis.

Grande margens de comercialização podem não ser um indicativo de grandes lucros no setor de hortifrútis. Pelo contrário! Elas podem representar uma série de custos e de ineficiência, que fazem o produtor receber menos do que o custo do produto – e o consumidor, pagar mais do que ele vale, de fato.

Assim, a margem de comercialização é um conceito amplo e embute os dois conceitos (lucro e custos de comercialização).

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Apesar de os dados de margem serem bastante impactantes, dada sua elevada dimensão nos hortifrútis, mais do que se preocupar com a margem, o produtor deve se atentar às formas rentáveis de se sustentar nesta cadeia.

Além de discutir a dimensão do valor da margem de comercialização, o mais importante, tanto para produtores quanto para os demais agentes que compõem essa cadeia, é entender os custos e avaliar a real lucratividade de cada segmento que envolve a comercialização dos hortifrútis.

O preço recebido pelo produtor de hortifrútis equivale à menor parcela do valor final do produto comercializado pelo varejo. E isso é um fato (clique aqui e saiba mais)!

De modo geral, os preços ao produtor oscilam mais do que no varejo (clique aqui e saiba mais). Uma das questões apresentadas no Foodnews é: o consumidor paga caro pelos hortifrútis no varejo e pouco nas roças? (clique aqui).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo