A laranja pera, também conhecida por laranja pera rio, é uma das 600 variedades dessa fruta que existem no mundo.
Conhecida pelo seu sabor doce e pouco ácido, pode ser consumida tanto ao natural como no preparo de sucos e doces, ou mesmo como ingrediente em pratos salgados, como o famoso pato com laranja.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, que ao lado da banana, é um dos frutos mais consumidas pelos brasileiros.
Cerca de 70% da produção brasileira dessa fruta é de laranja pera, que alia sabor com baixas calorias: ela traz apenas 37 calorias a cada 100, enquanto uma laranja média possui 55 calorias.
Além disso, estudos feitos por pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Alimentos e Nutrição (Napan), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), com pessoas que consumiram o suco de laranja pera apontaram uma redução de colesterol, glicemia, triglicerídeos, além de melhorias no sistema de defesa.
Com propriedades antioxidantes, a laranja pera traz, além da vitamina C, sais minerais como o cálcio, potássio, sódio e fósforo e vitaminas do complexo B.
O consumo de 2 laranjas por dia é suficiente para garantir a quantidade diária de vitamina C de que o organismo necessita.
Seus flavonoides, limonóides e pectina fortalecem o sistema imunológico, sendo muito importantes no combate ao câncer. Além deles, os açúcares, ácido fólico, ácidos orgânicos e carotenóides contribuem para o bom funcionamento do organismo, aliviando a prisão de ventre e prevenindo a trombose, arteriosclerose e o envelhecimento precoce.
As cidades que mais enviam laranja pera à Ceagesp são as paulistas Limeira, Conchal, Bebedouro, Mogi Mirim, Casa Branca e Pirangi.
Em 2016, deram entrada no Ceagesp da capital cerca de 231 mil toneladas dessa fruta, que pode ser encontrada mais facilmente nos meses de agosto a abril, apesar de estar disponível no mercado praticamente no ano todo.
O Foodnews tem apresentado curiosidades e benefícios das frutas que foram destaques no Ceagesp, como o maracujá azedo, abacate geada, tangerina poncã, abacaxi pérola, caqui rama forte e maçã gala. Clique nas respectivas frutas para saber mais!
Siga o Foodnews, o canal de notícias para a gastronomia!