Lavar mal as verduras é pior do que sequer enxaguá-las

Pesquisa recente destacou o fato que lavar mal as verduras leva a um risco ainda maior ao consumidor!
A maioria das pessoas lava mal as verduras. Isso porque o mais comum é o enxague rápido com água da torneira antes de consumí-las, apenas para se livrar de pesticidas ou insetos.
Mas, de acordo com uma nova pesquisa, lavar mal as verduras pode ser mais perigoso que sequer enxaguá-las.
Uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Saúde italiano, coordenado pela pesquisadora Elisabetta Delibato, descobriu que lavar mal as verduras aumenta o risco de contaminação por Salmonella, por exemplo, bactéria que ataca o intestino.
A pesquisadora italiana revela que a lavagem não faz nada para erradicar as bactérias. A importância do assunto vem do fato que os vegetais podem funcionar como veículos de doenças transmitidas por alimentos.
E neste trabalho, foi comprovado que a Salmonella poderia sobreviver em produtos frescos por toda a sua vida útil, sem qualquer redução substancial de suas cargas microbianas.
Explicar como a lavagem da alface pode realmente piorar as coisas, a pesquisadora acrescenta: “A lavagem foi identificada como um caminho potencial para a dispersão de microrganismos de um local para outro. Em outras palavras, remover as bactérias de partes contaminadas localizadas inicialmente e espalhá-las para o resto de vegetais verdes não contaminados. ” No entanto, atualmente não há maneira mais segura de lavar a salada em uma cozinha doméstica.
Portanto, apesar disso, os pesquisadores aconselham os consumidores a dar uma lavagem extremamente profunda à sua salada (não apenas uma rápida lavagem sob a torneira).
E por falar em lavar mal as verduras, você sabia que a prática de lavar os ovos, além de desnecessária, pode tirar a proteção natural do ovo contra a entrada de micro-organismos? Pois é, clique aqui e saiba mais!
Adaptado de Fresh Plaza
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!