Dia Mundial do Meio Ambiente: desafios e atitudes em foco!

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Foodnews Sustentabilidade destaca alguns dados importantes apresentados por aqui.

Pois é, dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, será que temos o que comemorar?

Claro que sim, é uma data que deve ser lembrada e comemorada. Mas, comemorada com muito trabalho, pois os dados indicam que a questão do desperdício, do lixo e da reciclagem, por exemplo, está muito longe de mostrar uma evolução consistente por aqui.

E olha que dado importante: estudos  mostram que o desperdício de alimento no mundo seria capaz de acabar com a fome no planeta! A quantidade do desperdício de alimento seria suficiente para alimentar, com folga, todas as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar. Clique aqui!

Bom, para começar, vale lembrar que o Brasil é um país que desperdiça muio alimento. E as frutas, legumes e verduras lideram o desperdício de alimentos no País! Clique aqui e saiba mais do assunto.

O ano de 2016 o setor de alimentos perdeu cerca de R$7 bilhões, por danos, logística, aparência ou validade, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Segundo a FAO, 25% das perdas acontece na fase de produção, outros 25% na logística e armazenagem, 5% no processamento e 10% na distribuição. O que a experiência mostra, quando se olha da fazenda até a mesa do consumidor, é que o desperdício é maior em segmentos nos quais há um menor rigor quanto à gestão dos processos.

E vale lembrar que o marketing pode ser um aliado importante para mudar a percepção das pessoas em relação aos chamados ´produtos feios`, ou aproveitá-los em soluções de maior conveniência como sopas, sucos, saladas e outras. Isso ajudaria a reduzir o desperdício de alimentos. Aliás, o Foodnews destacou a importância dos “alimentos feios” na redução do desperdício! Clique aqui!

E quando o assunto é reciclagem, como estamos?  Ao observarmos o total de resíduos urbanos gerados pelo país, dados do IPEA apontam que apenas 13% é encaminhado para a reciclagem. Estes dados mostram que ainda há muito o que avançar em resíduos no país. Clique aqui e saiba mais sobre reciclagem!

Mas apesar de haver muito o que ser feito, existem iniciativas importantes que destacam o trabalho relacionado a preocupação com o Meio Ambiente! Tanto a pesquisa como as empresas relacionadas ao setor de alimentação, por exemplo, estão cada vez mais engajadas e preocupadas com o Meio Ambiente.

Você sabia que existe uma enzima que se alimenta de plástico e pode contribuir com a redução deste resíduo? Clique aqui e saiba mais!

A rede McDonald’s vai reduzir emissão de gases de efeito estufa. O fato é que o McDonald’s anunciou em março de 2018 algumas metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa relacionadas a seus restaurantes. Clique aqui! A Nestlé também anunciou que pretende tornar todas as suas embalagens recicláveis! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dia Mundial do Meio Ambiente: desafios e atitudes em foco! was last modified: by