Mercado

Previsão do mercado mundial da soja para a próxima década

O Farmnews destaca as expectativas do mercado mundial da soja nos próximos 10 anos, ou seja, até 2027.

Antes de avaliar as perspectivas para o mercado mundial da soja, clique aqui e veja dados da evolução da produção mundial de soja e a participação dos principais países produtores.

E qual a expectativa para o mercado mundial da soja nesses próximos 10 anos?

O mercado mundial da soja deverá aumentar em 30,5% durante o período de projeção, acrescentando 48 milhões de toneladas e atingir importações totais de quase 205 milhões de toneladas em 2027/28.

E as Importações chinesas de soja devem liderar, com folga, o mercado mundial de soja ao longo da próxima década. O país asiático deve representar 86% desse aumento projetado. E o aumento das importações não se restringe apenas aos grão, já que o comércio de farelo de soja deve aumentar em quase 18%s em relação ao período de projeção, atingindo 82 milhões de toneladas em 2027/28.

Aliás, clique aqui e descubra por que a China importa cada vez mais soja! Vale lembrar que o país asiático é o principal comprador de soja brasileira (clique aqui), respondendo por quase 80% das vendas brasileiras em 2017.

A União Europeia é o maior importador de soja para consumo humano, chegando a 20,1 milhões de toneladas até 2027/28. As importações do Vietnã também são destaque, com aumento de 56% em relação ao período de projeção, representando 26% do aumento de importações globais.

O comércio de óleo de soja deve aumentar cerca de 27% durante o período de projeção, adicionando 3,3 milhões de toneladas para o comércio, chegando a 15,4 milhões de toneladas até 2027/28. A Índia é o maior óleo de soja importador e representa 33% do aumento projetado nas importações mundiais.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp Participe do nosso Grupo no WhatsApp

A demanda global e o comércio de produtos agrícolas em geral deverão continuar aumentando em 2027/28, embora a um ritmo ligeiramente mais lento do que na década anterior.

O fato é que o  crescimento da renda deve  permanecer forte, especialmente em muitas economias emergentes, dando forte Impulso para o crescimento sustentado da demanda e do comércio de produtos agrícolas.

As economias emergentes e os países de baixa a média são as principais fontes de aumento comércio agrícola global. O aumento da demanda de alimentos nas economias em desenvolvimento é projetado para representar a maior parte do crescimento do consumo mundial e das importações de produtos agrícolas básicos commodities na próxima década.

O maior exemplo é o mercado chinês. Clique aqui e saiba mais sobre o perfil de consumo e a mudança de hábitos alimentares da população do país!

Adaptado do USDA

Siga o Farmnews, o canal de notícias do agronegócio!

Ivan Formigoni

Zootecnista, Fundador do Farmnews e interessado em fornecer informações úteis aos nossos leitores!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo