Mulheres empreendedoras, uma realidade que só cresce no País!

O número de mulheres empreendedoras não para de crescer no País!
O Dia das Mulheres é um momento oportuno de destacar um tema que tem deixado de ser assunto para se tornar uma realidade que só cresce no País, a realidade das mulheres empreendedoras!
O fato é que cada vez mais mulheres têm se lançado como empreendedoras no País. O caminho e as razões do negócio próprio podem ser muitos, mas os números revelam: mulheres empreendedoras é uma natural realidade!
Nos últimos 14 anos, o número de empresárias subiu 34%, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em 2014, o País tinha 7,9 milhões de empresárias.
Um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que é a principal pesquisadora de empreendedorismo do mundo, aponta atualmente mais da metade dos empreendedores que iniciam negócios são mulheres
Além disso, a renda obtida pelas mulheres tem ganhado cada vez mais importância no orçamento familiar. Isso porque 4 em cada 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicíios (PNAD).
E além de empreendedoras, as mulheres já ocupam 43,2% dos cargos de gerência nessas micro e pequenas empresas.
Um levantamento do Sebrae traçou o perfil das empresárias, que são sobretudo jovens: 40% delas são mulheres com menos de 34 anos que estão concentradas principalmente em quatro áreas de atuação: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte empreendem dentro de casa (35%).
Para incentivar o trabalho das mulheres que atuam no setor, todos os anos o Sebrae promove o Prêmio Mulher de Negócios, que premia as vencedoras com um curso de capacitação na área. O Sebrae avalia o relato dessas empreendedoras e os desafios enfrentados por elas para impulsionar os negócios.
E para lembrar um momento marcante de mulheres empreendedoras no Foodnews, vamos destacar As Brasileiras, as mulheres da Brasa Brasileira. Clique aqui!
Adaptado do Sebrae
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!