O Foodnews fala um pouco dos benefícios do Ômega 3 na alimentação. Confira sua importância na saúde e bem-estar!
Inicialmente vamos entender o que é o Ômega 3 e onde podemos encontra-lo na dieta.
O que é?
O ômega 3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. O corpo humano, contudo, não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados.
As fontes principais de ômega 3 são os peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.
Para quem não gosta ou não inclui os peixes ou os óleos de peixe no cardápio, as sementes de linhaça e o óleo de linhaça são as melhores alternativas como fonte de ômega 3.
Para que serve?
O ômega 3 é conhecido como a gordura do cérebro e do coração.
A saúde do nosso cérebro depende não só da quantidade de gordura que ingerimos, mas principalmente do tipo de gordura. O desempenho mental exige um tipo específico de gordura, o ômega 3.
Caso o cérebro pare de receber esta gordura, ele procura se adaptar a essa deficiência e, como consequência, as respostas passam a ser mais lentas. Quando esse comportamento é repetido dia-após-dia, o cérebro passa a encarar esse novo estado como sendo o seu novo padrão normal de funcionamento.
Além de todos esses benefícios para o cérebro, atua na redução dos níveis de triglicérides e, consequentemente, reduz os riscos de doença do coração.
Os benefícios do ômega 3 para o organismo são muitos, já comprovados por pesquisas científicas e dentre eles podemos destacar:
- Ação anti-inflamatória.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Auxilia no controle da pressão arterial.
- Promove a saúde cardiovascular.
- Protege a retina.
- Melhora o desempenho cognitivo.
- Auxilia no tratamento da depressão.
- Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!