O Foodnews apresenta o conceito das Pancs, Plantas Alimentícias Não-Convencionais, cada vez presente na gastronomia. Saiba mais!
Ignoradas, as vezes consideradas como ervas-daninhas e, na maioria das vezes, descartadas, as Pancs têm ganhado cada vez mais espaço na gastronomia
E o que são as Pancs?
São plantas facilmente encontradas e que a maioria das pessoas ainda desconhece seu valor alimentar e uso na gastronomia. Muitas dessas plantas crescem espontaneamente nos nossos quintais, nos campos e beira de estradas.
Podemos também considerar como Pancs algumas plantas comuns, como a bananeira, já que acabamos restringindo o consumo apenas no fruto, embora outras partes da planta como os mangarás (corações ou umbigo) e os frutos verdes podem ser utilizados na cozinha.
Portanto, plantas com funções alimentícias não conhecidas pela maioria e partes não usuais de plantas mais comuns podem ser consideradas como Pancs.
Vale lembras que o assunto não é novo e o uso destas plantas já vem sendo registrado e incentivado por muitas pessoas ligadas a gastronomia, inclusive já conta com um livro inteiramente dedicado a estas plantas. O livro é “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil” dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.
O livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil”, apresenta 351 espécies com descrição de características e fotografias para facilitar a identificação botânica, além de dicas de uso culinário.
É importante destacar que resgatar sabedorias tradicionais sobre as Pancs é uma forma de diversificar e enriquecer nossa alimentação.
E por que tanto desconhecimento sobre o valor das Pancs?
Por diversos motivos, houve uma redução no número de plantas que são empregadas na alimentação humana. Isso traz como consequência a perda de diversidade e da diversidade cultural, com o abandono de saberes tradicionais associados ao consumo de espécies de plantas de ocorrência regional.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!