Principais características da produção de morango no Brasil
Conheça algumas curiosidades e características da produção de morango no Brasil.
A produção de morango no Brasil está concentrada nos estados de Minas Gerais e São Paulo (66% do total).
A colheita ocorre de 50 a 100 dias após o plantio, dependendo do clima e da variedade, e vai de junho a dezembro em São Paulo, e de maio a outubro em Minas Gerais.
A produção mineira pode estender até dezembro no caso de cultivo protegido. O clima ideal é seco e ameno, com grande amplitude térmica e obrigatoriedade de irrigação por aspersão ou gotejamento.
O retorno financeiro é distinto nos meses de colheita: nos primeiros períodos, os preços são bastante elevados, mas, no final da temporada, chegam a ficar inferiores ao custo de produção. Ainda assim, os preços nos primeiros meses compensariam a forte queda no encerramento da safra.
Por ser uma cultura com custos altos, a contratação de um grande número de funcionários se torna pouco vantajosa devido às legislações trabalhistas, o que favorece a agricultura familiar.
Produtores também consideram que um bom preço médio ao longo da safra é um desafio, dadas as variações expressivas nos preços. Lidar com o clima é cada vez mais difícil, principalmente pelo fato de o morango ser bastante sensível e devido à falta de informação sobre o manejo da cultura.
O morango é pouco calórico, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas da fruta.
A fruta é rica em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6. e os principais minerais presentes no morango são: cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.
Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango). Clique aqui e saiba mais da fruta!
Adaptado de Hortifruti Brasil
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!